Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Os caminheiros de Nossa Senhora D'Abadia


Há cada ano cresce o número de romeiros ao Santuário de Nossa Senhora D´Abadia. A caminhada a pé inicia nos primeiros dias de agosto, antes do início da festa, e se estende até o dia 15 de agosto, o dia dedicado à Santa, que começou a ser devotada no Mosteiro, ou Abadia da Ordem de Cister, do povoado de Bouro de Santa Maria, município de Amares, distrito de Braga, em Portugal. (...)

"Após a descoberta do Novo Mundo, a pequena imagem de Nossa Senhora da Abadia atravessou o oceano no surrão de algum devoto bracarense e veio instalar seu culto nos chapadões do Triângulo Mineiro, onde várias cidades a tomaram por Padroeira. Passou depois para Goiás, localizando-se principalmente em Muquém e na antiga capital da província, a Vila Boa, que conserva ainda sua bela matriz, edificada no século XVIII. Atualmente uma das localidades mais famosas pelas romarias é a de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, antigo centro de garimpagem de diamantes" (Milícia da Imaculada).

Não existe notícia da data da chegada da virgem ao Brasil, sabe-se porém que a mais antiga romaria ocorre em Goiás desde 1748. E a fé cresceu, se espalhou e chegou entre os garimpeiros do povoado de Ribeirão da Água Suja e daí se espalhou pelo Triângulo Mineiro e por todo estado de Minas Gerais. Por isto, em 1870, o Bispo de Goiás autorizou a construção do Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, na atual Romaria, cujo nome da quantidade de romarias que para lá acorrem o ano todo.

Hoje, o santuário da Virgem D´Abadia no rincão triangulino atrai todos os anos milhares de devotos. Homens, mulheres, jovens, anciãos e crianças, a pé, a cavalo, carroças, carros-de-bois, todos romeiros que despontam ao norte, sul, leste, oeste da estrada ora poeirenta, ora de asfalto e seguem na sua caminhada, fazem o percurso da fé para agradecer e pedir bênçãos a todos.
E Sacramento, que devota Nossa Senhora D´Abadia há mais de um século, segue a trilha dos caminheiros. Os pioneiros e a data não se sabe ao certo. O certo é que a cada ano a estrada ganha mais e mais pessoas, alguns mais rápidos, outros mais lentos, caminham dois, três, quatro dias mas chegam aos pés da Santa e retornam após a missa, abençoados e trazendo bênçãos aos que ficam. É a força da fé: "Olhai, ó Senhora D´Abadia por todos os romeiros, por todos os sacramentanos, por todo o Brasil, por todos nós...", oram todos.