Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

O maravilhoso trabalho da APAE - conclusão

ET - Falam até em acabar com as Apaes. Você concorda com essa medida? Por quê?
Resp.: Bom , vou expor algumas de nossas atividades e após ouvi-las, creio que ficará claro minha resposta. Nós realizamos atividades de acordo com o calendário da Federação Nacional das Apaes que são: Concurso Anual de Cartões de Natal (Novembro);Festival Nossa Arte (a cada 2 anos explorando a música,teatro, dança,trabalhos literários e artesanais);Olimpíadas (a cada 2 anos envolvendo a natação, atletismo e jogos); Semana Nacional do Excepcional (anualmente no mês de Agosto 21 a 27) Congresso Estadual (a cada 2 anos);Congresso Nacional (a cada 2 anos)

Atividades realizadas de acordo com o calendário da Apae de Sacramento: auditórios bimestrais (envolvendo dança, musica, teatro, poesia);Cursos de Capacitação (Libras. Inicio em Abril/2006); Encontro Pascal dos padrinhos e seus afilhados (Abril);Noite Materna (confraternização com as mães Maio);Festa Junina; Aniversario da Escolinha Tio Tofe (julho); Tarde Paterna (confraternização com os pais Agosto);Gincana Estudantil (Agosto); Confraternização Natalina e Formatura (Dezembro)

Temos ainda, as atividades previstas pela Diretoria da Apae (voluntariado):Festa da Batata, Jantar. Eleição da Diretoria Executiva 2007/2008. Além dessas, não citarei todas as atividades cotidianas dos alunos que envolvem turmas específicas como atividades da vida prática, projeto da Copa, eleição dos auto defensores, serviços profissionalizantes, reuniões clínicas a cada 15 dias e muito mais. Com esta estrutura, creio que todos concordam com a continuidade dos serviços prestados. Por que mexer com o que está dando certo?

ET - Existe um projeto especifico da Apae local para vivenciar a CF 2006? Pode adiantar algumas das atividades?
Resp.: Estamos trabalhando efetivamente com a inclusão do portador de deficiência em todos os setores. Como a escola está sempre disposta a atuar com a comunidade, temos o Projeto Portas Abertas, onde propiciamos abertura para todos conhecerem o trabalho realizado em nossa escola.Este ano pedimos que sejam agendadas as visitas durante o mês de Abril; desta forma o trabalho fluirá de forma mais organizada. Esperamos que, além de conhecerem nosso trabalho, os visitantes sintam-se a vontade para a realização de trocas de experiências, diálogos e apresentações artísticas, afinal, não temos como objetivo a exposição de nossos alunos e sim a inclusão.

LEVANTA TE E VEM PARA O MEIO ... e encontrarás afeto, reconhecimento, apoio, atenção, instrução, calor humano.
Escolinha Tio Tofe.

Esclarecimento

Na edição anterior de 25/03/06 em entrevista a este jornal sobre a APAE, feita à Marly Jeronimo Scalon, Presidente Executiva da Entidade, alguns pontos devem ser esclarecidos, tais como:
- Nº de funcionários: 13 funcionários são cedidos pela Secretaria do Estado de Minas Gerais,10 são cedidos pela Prefeitura Municipal de Sacramento MG e 15 contratados pela Entidade na CLT, somando um total de 38 e não de 36 funcionários.
- Verbas: dos 370,000,00 aproximados, 165,000,00 é referente ao valor estimado repassado em servidores públicos do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal.
- Direção: a atual Diretora Administrativa da APAE Raquel Aparecida Costa, e não Laurinda Aparecida Lopes Gomes, como foi referido na foto publicada.

Presidente Marly agradece parcerias

1) Mais uma vez a sensibilidade dos Diretores da CEMIG aflorou. Os alunos da Escolinha "Tio Tofe", receberam a doação anual de R$10.000,00 (dez mil reais). Essa doação vem contribuindo sobremaneira para a transformação da antiga Escola Barão da Rifaina, "escola de lata", para a atual, de alvenaria, moderna e projetada para o futuro, a nova Escolinha "Tio Tofe". Aliada a outros benfeitores, a CEMIG vem, ao longo dos últimos anos, se tornando uma parceira importante e imprescindível para a Diretoria Executiva da APAE de Sacramento. Sua doação, que se tornou anual, é esperada em Dezembro, da mesma forma como uma criança espera um presente de Natal.


Com euforia e satisfação. Assim como a CEMIG, outras pessoas jurídicas ou pessoas físicas podem fazer doações à APAE ou a outra Entidade que desejarem. Basta procurar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fazer sua inscrição, indicando a Entidade que deverá receber sua doação.


Essa doação é deduzida do imposto de renda devido e você não estará pagando nada a mais por isso, e sim, definindo onde você quer que seu imposto seja investido, permitindo você acompanhar os resultados obtidos. Desta forma, aproveitamos para lembrarmos dos demais colaboradores, os espontâneos e os anônimos, os das contas de água, os banespianos, etc. Obrigada, Deus lhes pague;

2) - A APAE de Sacramento, através de Convênio firmado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes SEDESE, instalou em nossa cidade, na Rua Dona Tuta, nº 156, Bairro Perpétuo Socorro, uma CASA/LAR, Instituição esta que tem como objetivo principal propiciar um atendimento de qualidade às pessoas portadoras de deficiências que vivem em completo abandono familiar, e, que necessitam de cuidados especiais. Como estabelece o Convênio, a CASA/LAR da APAE de Sacramento está abrigando 08 (oito) pessoas, o máximo de sua capacidade, todas crianças e/ou adolescentes portadoras de necessidades especiais. O preenchimento dessas vagas ocorreu através da SEDESE, pela Diretoria de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente, que estão recebendo cuidados especiais generalizados, buscando a satisfação e a promoção do bem-estar dessas pessoas, como medida de proteção e abrigo. Com a desativação do Centro Pró Vida "Paulo Campos Guimarães", de Belo Horizonte (MG), pela SEDESE, 05 (cinco) pessoas ali abrigadas foram transferidas para a Sacramento e, juntamente com mais 03 (três) pessoas de Sacramento, de mesmas condições sociais (portadoras de necessidades especiais e com problemas de abandono familiar), constituem os moradores da CASA/ LAR da APAE de Sacramento.

Qualquer alteração no número e/ou substituição de pessoa abrigada está, unicamente, a cargo da SEDESE, como determina cláusula contratual. Desde o início do mês de Fevereiro de 2006, quando foi instalada, todas as crianças e adolescentes, moradores do abrigo/Casa Lar, matriculados na Escolinha "Tio Tofe", vem recebendo atendimento pedagógico especializado e atendimento clínico na Clínica de Reabilitação "Dr. Milton Skaff", ambas Instituições mantidas pela APAE de Sacramento. Na área clínica recebem atendimento profissional em Assistência Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pediatria, Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional. A APAE de Sacramento, através de sua Diretoria Executiva e Voluntários, em parceria com órgãos governamentais, mais uma vez vem tomando atitudes e realizando ações direcionadas ao atendimento das pessoas portadoras de necessidades especiais, com deficiências de toda ordem, cumprindo a sua missão de buscar, incessantemente, a Inclusão Social dessas pessoas.
Desta forma, a Diretoria Executiva da APAE de Sacramento agradece a sensibilidade da sociedade sacramentana e do povo em geral, pela irrestrita colaboração e apoio, em todos os sentidos, mormente da Prefeitura Municipal de Sacramento que, através de todas as suas Superintendências Municipais, principalmente a de Desenvolvimento Humano, a de Educação e a de Saúde, vem dando o suporte necessário e indispensável para o atingimento dos objetivos e finalidade da APAE de Sacramento.

3) Também em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes - SEDESE, cujo titular é o nosso prezadíssimo sacramentano Dr. Marcos Montes Cordeiro, firmamos convênio no valor de R$30.000,00 para a reforma dos banheiros da Escolinha "Tio Tofe", que, agora, vêm atender às exigências da Vigilância Sanitária, adaptados e próprios, além de oferecer conforto para os usuários deficientes. A verba também servirá para a ampliação da Clínica de Reabilitação "Dr. Milton Skaff", criando sala de espera, sanitários sociais e modernização das salas de atendimento. Tudo isso para proporcionar às pessoas portadoras de necessidades especiais, satisfação, conforto e funcionalidade, para que possam ter uma condição de vida melhor e atendimento idêntico às demais.