Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Nárcio entrega CVC à Fundação Lar de Eurípedes


Estevão Bako, da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia e Neif Chala (Salim), assessor do deputado federal Nárcio Rodrigues da Silveira (PSDB) estiveram em Sacramento no dia 15 último, quando reuniram-se com a diretoria da Fundação Lar de Eurípedes, para passar informações a respeito do CVT Centro Vocacional Tecnológico, que será instalado no Educandário Eurípedes Barsanulfo.

Participaram também da reunião, o vice-prefeito e presidente do PSDB local, Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, o vereador José Carlos Basso De Santi Vieira (Fofão) demais membros do partido, pais de alunos do educandário e moradores dos bairros João XXIII, Cajuru e Cohab.

Estevão Bako disse que o CVT visa a inclusão digital detodos os tipos de pessoas, inclusive aquelas com necessidades especiais e adequações. "O gestor deve disponibiliza banheiros masculinos e femininos para pessoas com necessidades especiais, rampas de acesso, enfim todas as adequações necessárias", explicou. Ao estado, compete toda a estrutura de fiação e instalações de rede de computadores. "Serão dois laboratórios com dez computadores cada, um laboratório vocacional. O caso de Sacramento ficou decidido que seria o de Turismo Ecológico, uma área para incubadora de empresas e, principalmente, o estado disponibiliza toda a capacitação dos sistema CVT. O mais importante do sucesso do projeto é que os gestores saibam operar todas as atividades que serão oferecidas. Eles terão um suporte para isso. Essa minha visita é o primeiro passo", disse. Após a instalação do CVT, todas as atividades tem acompanhamento monitorado via internet, desde a freqüência, ao rendimento, relatórios estatísticos...

Segundo Bako, a instalação do CVT será entre três a seis meses. Primeiro, temos que vencer toda a burocracia jurídica legal entre a Secretaria de Estado e a Fundação Lar de Eurípedes; segundo, a disponibilização do local, que no caso já temos; terceiro, se tiver a necessidade de obras, demanda mais um tempo e, quarto, licitação dos pregões para os laboratórios e isso tem prazo legal.

Neif Chala, assessor do deputado Nárcio, explica que o deputado é o mentor do CVT no estado. "São 853 municípios mineiros ´brigando´ pra ter um CVT e o partido na cidade foi um dos articuladores para a vinda desse centro em Sacramento. E dentro da ação de deputado, estamos já na fase de vistoria do local, sensibilização dos futuros gestores já para implantar o centro, nos próximos meses", disse, elogiando o trabalho desenvolvido pela Fundação na área social e o interesse da entidade em aceitar o desafio que é a implantação do CVT.

“O CVT já é realidade em Sacramento, com certeza, daqui á instalação dos equipamentos é um passo e esse é o sonho de muitos municípios até maiores que Sacramento", disse mais Neif Chala, mais conhecido por Salim.

Alzira Bessa França Amui, presidenta do Grupo Espírita Esperança e Caridade, que administra o Educandário, ao agradecer, aceitou a implantação do CVC como um desafio. “Sabemos da responsabilidade e do valor desse projeto, se não abraçarmos isso como um desafio, será perder uma oportunidade de dar a tantas pessoas uma condição melhor de vida.”, Ressaltando o objetivo do Educandário: “Retirar os nossos adolescentes de situações tão difíceis, colocando-os no trabalho, que é a meta da fundação,faremos uma grande contribuição para a nossa sociedade".

Concluindo, Alzira lembrou a parceria feita com o deputado Nárcio. “Nosso compromisso com o deputado foi de que a nossa casa estaria à disposição para a instalação do centro e espero que esse projeto beneficie não apenas os moradores do João XXIII, Cajuru e Cohab, sim para toda cidade, quiçá as cidades vizinhas. Vamos nos empenhar para darmos conta desse desafio", finalizou.