Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Matriz ganha vitrais


A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento está com vitrais novos, proporcionando ao templo, além da beleza, uma luminosidade amena e um ar de mais religiosidade. São 47 m2 de vitrais artísticos, divididos em oito grandes janelas laterais e quatro pequenas na fachada frontal, trazendo ícones de passagens bíblicas e dos quatro evangelistas. "São vitrais autênticos na técnica do mosaico com cristais texturizados, mistos, com vidros coloridos incolores recortados um a um e colados sobre uma base de vidro pontilhados", explica o pároco Levi Fidelis Marques.

Da esquerda da entrada principal, a partir do Sacrário, os ícones mostram os temas: Nascimento de Jesus, Batismo de Jesus, As Bodas de Caná, Transfiguração de Jesus, Instituição da Eucaristia, Sermão da Montanha, Pesca Milagrosa e a Cura do Paralítico e, no fundo, nos vitrais do coro, estão os quatro evangelistas, Mateus, Lucas, Marcos e João.
"As Igrejas antigas, todas, tinham vitrais que existem até hoje, nas igrejas modernas quase não há, justamente por causa custo. Mas compensou, isso favorece até a oração, o clima da Matriz já está mais ameno, suave, favorecendo a oração, a meditação. Antes entrava muito sol, muita claridade, agora, além da suavidade da claridade, os fieis podem contemplar as cenas, refletir", justifica o vigário.

Os vitrais custaram à paróquia R$ 45 mil e os recursos vêm das quermesses e do dízimo dos fiéis. A empresa Geuka Vitrais, a mesma que fez os vitrais da Igreja de Nossa Senhora D´Abadia, em Uberaba, executou a obra. "Ainda restam algumas prestações a serem pagas, mas se Deus quiser vamos chegar lá", diz Pe Levi, preocupado agora com sua proteção. "Os vidros são chumbados e colados num vidro para proteção, mas há o perigo se quebrarem com uma pancada forte. Tememos por isso, mas as janelas receberão mais uma proteção para evitar acidentes e atos de vandalismo", adiantou o pároco.