Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Kung-Fu participa de Mundial

Numa promoção das ligas de Kung-Fu, aconteceu no final de semana dos dias 19 e 20 de agosto na cidade de Santa Isabel, bem próxima à capital do estado de São Paulo, o Campeonato Mundial de Kung-Fu. “Esta é uma cidade pequena de apenas 40 mil habitantes, mas pelo fato de estar praticamente anexa à Capital, e se prontificar sediar o evento, foi escolhida”, disse um dos mais antigos atletas que pratica a arte-marcial em Sacramento.

Segundo a professora substituta e atleta, Silvana Aparecida Bigi Faria, “foi um campeonato de altíssimo nível e uma vitória incontestável dos atletas sacramentanos, com dois primeiros lugares; oito de segundo; e três terceiras colocações entre dezoito países, principalmente os da América Latina, como: Peru, Venezuela, Argentina, Equador, Uruguai, Paraguai e outros”. Silvana sentiu dificuldades de enumerar os países europeus, mas garantiu que Japão, mandou um representante que por ser idoso não competiu. Ainda é visível a euforia não só da professora, mas também de todos os alunos da academia.

Segundo ainda Silvana, Sacramento foi representada com uma delegação de 18 atletas e três diretores da academia. “A exemplo do Karatê, o Kung-Fu, também realiza lutas imaginárias com ou sem armas, e todas são inspiradas nas formas de defesa e ataque dos animais, por esta razão, a apresentação leva o nome de cada animal, ou seja, de cada forma proposta e ainda a forma musical que é a luta imaginária ao ritmo de música ou representação de pessoa bêbada”, explicou.

Categoria acima de 18 anos – Masculino - 1° colocado forma musical e forma especial do bêbado (disputa entre 20 pessoas) – Jonathan Oliveira. 1° colocado em lutas de confronto real com seis etapas – Milton Gomes

Categoria acima de 18 anos – Feminino - 2° colocado em formas e mãos nuas (sem armas) e em formas com armas – Silvana Aparecida Bigi Faria. 2° colocado forma serpente e luta com armas – Ana Flávia Zago. 2° colocado luta com cacetete e 3° em forma especial – Bianca Oliveira. 3° colocado em luta com cacetete – Karen Ferreira. 3° colocado em forma especial com representação de bêbado – Gabriela Bertolucci Oliveira. 4° colocado em luta com cacetete – Graziela.

Categoria Masculina acima de 18 anos - 2° lugar por equipe – lutam em equipe de 03 atletas de cada academia em combate ao mesmo tempo – Juarez de Souza Ferreira, Fabiano Lopes, Arnaldo J. Santos. 3° lugar em forma especial – Eduardo Borges Senna. 3° lugar forma especial representação macaco – Juarez Motta Ferreira. 4° lugar luta sem arma – Arnaldo J. Santos

Atletas que compuseram a equipe sacramentana sem classificação: Maurício Guilherme dos Reis, Silas Faria e Lauana Faria.