Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Irmãs franciscanas comemoram centenário da Congregação em Sacramento


Dez irmãs franciscanas missionárias da Congregação Coração Imaculado de Maria estiveram em Sacramento entre os dias 12 a 16, iniciando um trabalho missionários, que culminará dia 16 de junho, com a abertura do centenário da Congregação em Sacramento. "Foi aqui que aportaram as primeiras irmãs da congregação em 1907, a convite do então bispo de Uberaba, Dom Eduardo Duarte da Silva", explicou Irmã Rute Noemi Carneiro.

Iniciando os preparativos para o centenário, as dez irmãs estiveram nos bairros alto Santa Cruz, Cajuru e João XXIII, visitando as famílias, dando a conhecer o seu carisma e a sua história na cidade há quase um século. "A nossa missão específica é preparar a cidade para esse centenário.

Começamos aqui, por isso a abertura do centenário será aqui. A nossa casa era onde hoje funciona a casa de produtos agrícolas, Renutre, no final da rua Clemente Araújo", justificou.
As irmãs voltam a Sacramento em meados do mês de maio para prosseguir a missão nos bairros. Retornarão depois em 10 de junho para finalizar a missão e iniciar o tríduo preparatório para abertura do centenário. No dia 15 de junho, Dia de Corpus Christ, 120 irmãs estarão na cidade para a abertura. Além da parte religiosa, à noite, haverá um musical no salão do Mosteiro Na. Sa. dos Anjos, onde as irmãs ficarão hospedadas. No dia 16, às 9h00, na Gruta dos Palhares, será celebrada a oração da manhã e, à noite, a missa festiva de abertura. Logo após, visita à casa onde as irmãs estiveram instaladas durante os sete anos de permanência na cidade.

Informou Ir. Rute que todas as celebrações serão abertas à participação da comunidade sacramentana. "Depois da abertura, as comemorações do centenário prosseguirão em nossa cidade sede, Amparo, no estado de São Paulo", disse a irmã Rute, responsável pelos preparativos na cidade, enquanto as demais faziam o trabalho missionário.

Irmãs avaliam primeiro encontro com a cidade

No domingo, 16, ao avaliar a primeira etapa das missões em Sacramento, Irmã Cristiane afirmou que tudo foi melhor do que esperavam. "Superou as nossas expectativas esse início de trabalho aqui. Fomos muito bem acolhidos nos bairros. Vimos um trabalho de irmã Gracinda no Cajuru, para formar aquela comunidade, muito bem feito. Nas casas, as pessoas nos receberam bem, rezaram conosco e só temos a agradecer cada gesto de bondade que as pessoas tiveram conosco. E esperamos que as próximas etapas sejam muito frutuosas, também", disse.

Falando da impressão de estar em frente ao prédio onde as pioneiras da congregação no Brasil se instalaram há quase 100 anos, Ir. Cristiane lembrou a coragem das irmãs pioneiras. "Imagino que as nossas irmãs eram muito corajosas, cheias de fé, porque chegaram no Brasil sem saber falar a língua local. Elas vieram mesmo em nome da fé, por amor a Jesus, com o desejo de salvar almas, dar glórias a Deus e enfrentar qualquer coisa pela glória de Deus", refletiu.

Irmã Fátima, que trabalhou no Alto santa Cruz, também agradeceu. "Só temos a agradecer a comunidade do Alto Santa Cruz que nos acolheu com muito carinho, nas pessoas de Avelino e Nilda, coordenadores da comunidade. Todas as casas que visitamos foram momentos de alegria por podermos partilhar com eles essa nossa alegria com a comemoração dos 100 anos aqui. Foram momentos muito gratificantes para nós e só nos resta agradecer a Deus e pedir a Jesus, suas bênçãos sobre toda a comunidade do Alto Santa Cruz. Deixamos a todos o nosso grande abraço", disse.

As irmãs Rute, Maria Ida, Valéria e Marisa que ficaram no João XXIII, também avaliam positivamente o trabalho. "As pessoas ficavam surpresas ao saber que a nossa Congregação esteve aqui há quase 100 anos e ficaram felizes por nos receber, damos graças a Deus pela acolhida de todos".

Dom Eduardo convida as Irmãs para virem à cidade

Dom Eduardo Duarte da Silva, bispo de Uberaba, vendo a necessidade e o espaço para evangelização na região, convidou as irmãs da Congregação Coração Imaculado de Maria, para trabalhar na região. Após uma conversa com a Superiora Geral Madre Maria Columba Viola, então primeira sucessora da beata Me. Maria Catarina Troiani, fundadora da Congregação, na Itália, cinco irmãs foram enviadas para o Brasil.

As primeiras cinco irmãs que chegaram em Sacramento, no dia 16 de junho de 1907, Me. Maria Germana Gagliano da Cruz, Ir. Maria Helena Mariane, Ir. Maria Genarina Bazzi, Ir. Maria de Jesus, Ir. Maria Tarcisia Périgo, aqui permaneceram até fevereiro de 1914, de onde saíram para Jardinópolis. E, após estarem em várias outras cidades se fixaram em Amparo, onde está a sede no Brasil.

Atualmente a Congregação está presente em quatro continentes, exceto a Oceania, atuando no Brasil, Estados Unidos, Egito, Marrocos, Guiné Bissau, Eritréia, Gana, Itália, Malta, Israel, Jordânia, Síria, Líbano, China, Iraque e Palestina. No Brasil estão presentes em 20 cidades e contam hoje com 140 irmãs. A Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria tem como carisma, 'Viver em fraternidade o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, crucificado nu e abandonado e nele serem enviadas para fatigar-se pela conversão dos povos além mar, na fidelidade à mãe igreja, nas pegadas de São Francisco, verdadeiro amigo e imitador de cristo'.