Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Irmãs de Lucélia e educadoras visitam CIJU


A sempre sorridente, Me. Horikoshi: O trabalho aqui é excelente

A superiora da Congregação São José de Cluny, Madre Maria Cecília Horikoshi; irmã Maria Rosa, diretora da Creche Ana Maria Javoeux, em Lucélia (SP); e mais 12 educadoras da creche estiveram em Sacramento entre os dias 21 e 23 para uma visita às irmãs da Congregação e, sobretudo, para conhecer as instalações da Casa Infanto Juvenil São Vicente de Paulo CIJU, há nove anos sob a direção de Irmã Gracinda da Piedade Alberto.

"Eu vim para uma visita regular às nossas irmãs que trabalham em Sacramento, já irmã Maria Rosa e as funcionárias da creche vieram para conhecer a CIJU, que é um exemplo de trabalho para a congregação e aproveitam para conhecer a cidade", diz, lembrando que a obra em Lucélia é a primeira creche que a Congregação assumiu ao iniciar os serviços no Brasil.
Segundo a superiora, a Creche S. Vicente de Paulo é exemplo na Congregação. "A creche aqui é um exemplo para a congregação, tanto no aproveitamento do espaço como na pedagogia, esse tipo de trabalho precisa ser visto, por estamos para atender bem as crianças que recebemos. Elas vieram para conhecer o trabalho desenvolvido aqui", disse.

Irmã Maria Rosa Mendes dos Santos, diretora da Creche Ana Maria Javouex avaliou também o trabalho de Ir. Gracinda. "O trabalho aqui é excelente, ficamos encantadas com o aproveitamento do espaço. A primeira impressão da gente, é de que o lugar é muito pequenino, mas quando se entra, vê-se como as coisas são organizadas, numa área que não é grande. Nossa creche em Lucélia tem quintal, área verde, parque, mas não aproveitamos muito bem a área, não temos a estrutura que tem aqui. Hoje tivemos consciência de que poderíamos aproveitar muito mais o que temos lá", explicou.

A creche em Lucélia atende 85 crianças do berçário à pré-escola (8 meses a 6 seis). A CIJU atende 193 crianças de quatro meses a 14 anos.

Ir. Gracinda revolucionou CIJU


Irmãs de Cluny, da clausura de Lucélia (SP) visitam Sacramento, acompanhadas de educadoras da Creche Ana Maria Javoueux, daquela cidade; fazem parte também da foto as irmãs da congregação, Sacramento.

Irmã Gracinda, uma das grandes responsáveis pela inovação na CIJU, conta as mudanças operadas na casa. "Cheguei a Sacramento há quase nove anos, a creche era bem diferente de hoje e esses anos todos foram muitas lutas e muito trabalho, muita economia para chegar onde chegamos hoje. Muita gente diz que a creche é rica, mas não é, falta-nos muita coisa, vivemos de doações. A nossa riqueza são as crianças e tudo o que fazemos de melhoria é para elas. As crianças merecem e tem o direito de estar num lugar limpinho, bonito, organizado e com muitos espaços", disse.

Nesse crescimento, a diretora da casa reconheceu o trabalho da comunidade. "Graças a Deus, a comunidade sacramentana sempre ajudou e, por outro lado, trazemos sempre tudo muito controlado", explica, usando de modéstia aos elogios da madre superiora. "Eu sinto que tivemos um trabalho muito bom na área pedagógica e melhorias na casa, mas esse é o nosso trabalho, afinal temos que atender as crianças da melhor forma possível, com muito amor, carinho, atenção. Estou aqui para isso e tudo o que conseguimos aqui foi com a ajuda de muita gente".
As visitantes visitaram o Laticínios Scala, Gruta dos Palhares, o Mosteiro Santa Maria dos Anjos, as igrejas e outros locais da cidade e retornaram a Lucélia, no domingo, após o almoço.

A Congregação São José de Cluny abre no dia 12 de maio, próximo, o ano jubilar, que culminará em 12 de maio de 2007, quando completa 200 anos de fundação. No Brasil, as comemorações serão realizadas em todas as cidades onde a Congregação se faz presente.
No Brasil, a Congregação conta com 32 irmãs. Além de Sacramento, as irmãs estão em Paranavaí (PR), no estado de São Paulo estão presentes em São José do Rio Preto, Marília e em Lucélia; e agora, abriram uma casa no Piauí.

Em Sacramento, a Congregação chegou em 1963. Pelos relevantes trabalhos realizados nas obras assistenciais da cidade, como Santa Casa, Obra Social João XXIII e, mais recentemente, Ciju, as irmãs sempre foram muito queridas pela cidade.