Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

IMA alerta sobre raiva

Com o objetivo de erradicar a raiva animal no município, o IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária, está alertando os criadores de bovinos da importância da vacinação. “A raiva é considerada uma das doenças de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico”, disse a coordenadora do Ima local, Viviane de Souza..

Segundo a zootecnista,a raiva bovina causa grandes prejuízos anuais devido a morte de grande quantidade de animais, além de gastos indiretos com vacinações de bovinos e eqüinos e inúmeros tratamentos de pós-exposição de pessoas que mantiveram contato com animais suspeitos.

O principal transmissor da raiva dos bovinos é o morcego hematófago (morcego vampiro) da espécie Desmodus rotundus.
Explicou mais Viviane que uma das principais formas de combate à raiva é a vacinação dos bovinos uma vez ao ano. “A vacina contém o vírus inativado e deve ser aplicada na dosagem de 2ml por animal, por via subcutânea ou intramuscular. Animais que receberem a vacinação pela primeira vez, deverão ser revacinados 30 dias após, lembrando-se sempre do acondicionamento da vacina entre 2 a 8ºC, para que se obtenha o efeito desejado”, disse mais..
“Além desses cuidados,prosseguiu, é preciso controlar a população de morcegos hematófagos, através da notificação da existência desses nas propriedades para que o IMA realize a captura dos mesmos.E caso haja animais com suspeita dessa doença em sua propriedade, notificar o IMA para que seja coletado material para realização de exames”.

Finalmente, alertou sobre o perigo do contato. “Alertamos as pessoas que evitem contato direto com esses animais uma vez que a doença é transmitida ao homem. Para maiores esclarecimentos, o IMA está a disposição e conta com o apoio de todos para impedirmos que focos dessa doença aconteçam em nossa região”, concluiu Viviane.