Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A história de Na Sr.ª do Perpétuo Socorro


Segundo a história, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro surgiu na ilha de Creta. No quadro, a Virgem Maria é representada a meio corpo, segurando o Menino Jesus nos braços. Há a presença dos instrumentos da paixão de Cristo, levados por dois anjos ou arcanjos, com uma inscrição latina ou grega na parte superior das figuras. O quadro apresenta elementos iconográficos próprios: as estrelas na fonte e não nos ombros; e a cor das roupas. Retrata o movimento do Menino que vê os instrumentos da paixão, assusta-se com eles, busca refúgio nas mãos ou nos braços da Mãe e deixa ver a planta de um dos pés. O Menino move bruscamente a perna ou deixa desprender uma sandália, que, por sua vez, fica presa por um só de seus cordões. A Mãe, que acolhe o Menino com ternura e compaixão, olha para frente como se estivesse contemplando os sofrimentos de seu divino Filho.

Padre Eugênio Bizinoto, no sítio www.redemptor.com.br, explica: "O pintor do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é desconhecido. Não existe nenhuma assinatura do autor na pintura desse ícone mariano. De acordo com vários estudiosos, o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pertence à escola cretense. Pelos estudos atuais, ainda não podemos estabelecer com exatidão a data de sua confecção. Todavia, podemos afirmar, com bastante probabilidade, que seu autor era um monge de Creta ou de regiões vizinhas", explica, afirmando que o quadro original foi pintado em madeira, medindo 54 cm de altura e 41,5 cm de largura; e que as coroas nas cabeças da Mãe e do Filho são posteriores, só aparecendo a partir da coroação da imagem, em 23 de junho de 1867.

Dentro da classificação dos grupos temáticos dos ícones, o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é caracterizado pelos estudiosos da arte sacra como Virgem da Paixão. E assim é conhecida no Oriente, onde é muito divulgada.