Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Heigorina Cunha fala da Casa Assistencial


A líder espírita Heigorina Cunha (foto), idealizadora da Casa Assistencial Bezerra de Menezes, na fazenda Santa Maria, feliz com o andamento da instituição, dentro dos objetivos propostos, explica que a solenidade do sábado foi um momento fraterno entre todos os colaboradores diretos e indiretos da obra. “A data seria no dia 29 de agosto, mas antecipamos para o dia 26, para propiciar a presença de todos. E reunimos ali, colaboradores de vários estados. Afinal, a obra existe graças a doação de cada um. Foi uma solenidade simples, levamos o busto do benfeitor Dr. Bezerra. A cúpula é um ponto de ligação entre todos os pavilhões e servirá como local de recreação para as crianças atendidas e reuniões com muitas pessoas”, explica.

Sobre o quarto e último bloco, Heigorina explica que não há data prevista para a construção.
“Esse pavilhão, por enquanto, é desnecessário, assim vamos investir no atendimento às crianças e quando for necessário construiremos o pavilhão”, diz, acrescentando os objetivos da instituição. “O nosso objetivo primordial é o atendimento a crianças de zero a quatorze anos, com necessidades especiais. Atendemos 31 crianças. Mas, há o atendimento de qualquer criança que necessite independente de ter ou não ter necessidade especiais. Não dá pra falar não”, esclarece. O médico voluntário Gamaniel de Oliveira, atende crianças de Sacramento, conquista, Guaxima, enfim da região. Além do pediatra Gamaniel, outros seis médicos atendem as pessoas que necessitam.

O terceiro bloco, inaugurado, que abriga 32 leitos, está por enquanto ocioso. “Ali não é um hospital, como dizem, aqueles leitos tem um objetivo de atender as crianças que necessitem de um acompanhamento rigoroso, diário por um tempo. No caso, ela ficaria ali até ter condições de ir para casa, isso seria para evitar o ir e vir, mas por enquanto não está funcionando, futuramente, com certeza”, disse mais.

As 31 crianças atendidas na Casa Assistencial Bezerra de Menezes são dividas em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde. A turma da manhã chega ás sete horas, tem o café da manhã e seguem para as salas de estimulação, fisioterapia, psicologia, fonoaudiolgia e hidroterapia. Almoçam e retornam a suas casas às 11horas. Ás 12:00 horas outro grupo de crianças chega, após o atendimento, recebem o lanche e retornam para casa às 16h00.

A pedra fundamental da Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes foi plantada em 1º de maio de 1997. Um ano após, foi inaugurado o primeiro bloco e logo iniciou o atendimento. Conforme relatórios anuais de 2004 e 2005, a Casa atendeu mais de seis mil pessoas, entre crianças e adultos, nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, hidroterapia, clinica geral, pediatria.

O custo financeiro da obra

Todas as estruturas da Casa Assistencial são de ultima geração, mas para Heigorina o custo disso tudo é o de menos, o que importa são os objetivos, o desprendimento de cada um. “Todos estamos passando por uma fase difícil financeiramente, mas quando a obra é de Cristo nada nos falta. Conversando com Chico Xavier, que queríamos fazer pelo menos um pavilhão, ele nos disse, certa vez, 'o banco de Deus não tem crise'. E, realmente, tudo ali é feito com doações de pessoas que querem permanecer anônimas”.

Vigilância Sanitária

A respeito de exigências da vigilância Sanitária, Heigorina explica que toda a estrutura está nos conformes, o que há é a exigência de instalação de lavatórios nos corredores e adiantou que a diretoria já está providenciando a adequação.

Segundo a assessoria de comunicação da PMS, “nenhuma exigência foi feita pela Vigilância Sanitária quanto ao Funcionamento do Hospital. O que foi feito foi uma visita de rotina no sentido de orientar os responsáveis quanto às irregularidades encontradas para o funcionamento adequado. (...) Após a aprovação do Pacto pela Saúde, o funcionamento de um hospital passou a ser regulamentado pela legislação federal através da ANVISA e compete ao Estado a fiscalização e emissão do alvará de funcionamento definitivo”.

A Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes não tem convênio com o SUS – Sistema Único de Saúde. Os pacientes de Sacramento que são atendidos pela Casa, recebem a assistência de Saúde através da APAE de Sacramento. A APAE tem o convênio com o SUS e presta toda a assistência necessária aos usuários deficientes de Sacramento, informa a prefeitura.
De acordo com Lei n° 999, de 11/05/2006 há a subvenção municipal destinada à Casa Assistencial Bezerra de Menezes no valor de R$ 40 mil/ano.