Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Feira de Ciências 2006

Pequenas coisas para salvar a Terra

Abordando o tema "Pequenas coisas para salvar a Terra" a EE Cel. José Afonso de Almeida encerrou dia 14 último a Feira de Ciências, edição 2006. Com o objetivo de estimular nos alunos a consciência crítica acerca dos principais fatores que estão destruindo a vida no planeta, o projeto envolveu todos os alunos da escola, abrangendo as disciplinas de Ciências, Biologia, Física, Química, Matemática e Artes.

A feira de Ciências aconteceu em três momentos distintos: o primeiro iniciado no dia 22 de maio constou de um levantamento dos principais problemas ambientais; no segundo, pesquisas e debates, demonstração, do resultado do estudo através de maquetes, painéis, faixas, panfletos, com uma equipe responsável por levantar as possíveis soluções e "vender" a idéia na escola. O terceiro momento consistiu na apresentação dos trabalhos, em exposição realizada dia 12 de junho. O desenho escolhido como emblema da feira foi da aluna, Amanda Sarmento Lenza, do 1º Colegial 1.

Paralelamente á Feira de Ciências, como já é tradição, foi realizada a Prova Natatória "Prof. Rafael Miranda Borges", envolvendo também todos os alunos, numa parceria com a a Academia Atlântica. A equipe de Matemática realizou o I Campeonato de Xadrez, aberto com a peça de teatro de xadrez humano.

Avaliando o evento, os professores elogiaram o envolvimento dos alunos no processo. "Esperamos ter plantado sementes que germinarão em respeito e amor ao meio ambiente" - disseram.