Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ETE do Laticínios Scala é modelo nacional


A Estação de Tratamento de Efluenters - ETE, do Laticínios Scala, um dos maiores produtores de queijos do país, é modelo nacional. Para a empresa, meio ambiente é coisa séria. Por isso, além de possuir um departamento especialmente criado para atender a todos os requisitos de órgãos ambientais, também se adiantou a uma exigência federal há quatro anos, construindo a ETE, que trata aproximadamente 330 m3/dia de efluentes gerados em suas duas fábricas, sendo atualmente um modelo nacional de responsabilidade ambiental.

Em paralelo com as atividades do departamento, como palestras e treinamentos que buscam a diminuição de perdas dentro da empresa, a ETE trabalha diariamente atraindo a atenção de ambientalistas devido a sua eficiência.

Em 2005, após uma reforma, a Estação do Laticínios Scala recebeu melhorias em seu sistema de tratamento. De acordo com o doutor em engenharia ambiental das universidades UFMG, PUC e FUMEC, Eduardo Vieira Carneiro, a ETE passou a ter um nível de eficiência muito maior do que os 85% de purificação estabelecidos pelos padrões ambientais. "A ETE do Laticínios Scala chega quase a 100%, considerado um padrão superior ao de países do Primeiro Mundo", afirma.
O investimento exigiu da empresa mais de R$ 1 milhão em obras civis, equipamentos e tecnologia. "Para a construção e reforma da ETE, foram utilizados os melhores equipamentos e material de primeira qualidade, pois a preocupação com o meio ambiente é uma filosofia antiga do Scala", avaliza Luiz Antonio Rodrigues Guimarães, superintendente do Laticínios.
Segundo Guimarães, a ETE garante uma altíssima redução de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Em linhas gerais, isso significa que detergentes, óleos e graxas, sólidos solúveis, sólidos sedimentáveis e outras substâncias poluidoras, são combatidas por esse processo eficaz de tratamento. "Dos mais de 800 laticínios de Minas Gerais, pouco mais de 20 possuem uma estação em atividade e eficiente", lamenta.

Para o Laticínios Scala ser uma empresa ambientalmente responsável, a prioriedade nesse setor está, em primeiro lugar, no respeito a natureza, não poluindo e nem degradando o meio ambiente. "Tratamos a responsabilidade sócio-ambiental como importante ferramenta para contribuir com a sociedade", explica Marcel Scalon Cerchi, um dos diretores da empresa.