Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Estrada vai ligar Desemboque a Peirópolis


Liderada pelo paleontólogo, Beethoven Luiz Teixeira, a Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis, está traçando, do povoado do Desemboque a Peirópolis, o que chama de, 'Caminho dos Dinossauros'.

"Vamos ligar o Desemboque à terra dos dinossauros, Peirópolis, que será transformado em patrimônio da humanidade pela Unesco, e nós temos que resgatar essa região todinha",justifica Bethoven, esclarecendo que o nome ‘Caminho dos Dinossauros’ é ainda provisório.

"No final, o povo é que vai escolher qual será o nome oficial do projeto, por enquanto estamos na fase de levantamento de dados".

A rota traçada pelo projeto obedece o seguinte roteiro: Desemboque, chapadão do Bugre, Lagoa dos Esteios, povoado de Jaguarinha, fazenda Jaguara, lugar Santo Antônio, mais conhecido por Sítio do Juvêncio (onde se celebra a festa do Divino Pai Eterno), estação de Jaguara, estação do Cipó, Gruta dos Palhares, a maior gruta de arenito da América do Sul, Sacramento, Santa Maria e Peirópolis.

Segundo Bethoven, que esteve no Desemboque com um grupo de profissionais, dia 22, para a Festa de Na. Sa. do Desterro, para dar seqüência ao trabalho já realizado numa primeira fase, estão agora montando a estrada.

"Já fizemos a primeira etapa, envolvendo doze pessoas, uma equipe multidisciplinar com arquitetos, geólogos, paleontólogos, historiadores, utilizamos GPS, um sistema de navegação baseado em satélite e, nesta segunda etapa, estamos montando a estrada, que levará cerca de seis meses para estar concluída", esclarece, mostrando detalhes do caminho.

"Esse trajeto poderá ser feito a pé, de bicicleta ou a cavalo, por isso teremos que refazer colchetes, mata-burros, ou seja, deixar a estrada pronta, com toda a rota em um mapa, para as pessoas explorarem, mostrando a cada 15 quilômetros um ponto de alimentação com uma pousada".

Explicando mais diz que o mapa vai mostrar as indicações precisas de pontos turísticos, como cachoeiras e outros atrativos, tudo feito com GPS. Além de uma análise de tudo o que é de interessante. "Inclusive, foram detectados nessa rotaquatro sítios arqueológicos, que serão estudados por um arqueólogo para análise.

E mais, afirma Bethoven, o passo mais importante, é que queremos transformar o Desemboque, que já é patrimônio estadual, em patrimônio nacional, dada a sua importância para o Brasil Central".

Segundo o coordenador, o projeto dará o suporte necessário ao pessoal da zona rural. "Vamos dar todo apoio ao pessoa rural, para isso vamos nos reunir com os sindicatos de Sacramento, Conquista e Uberaba, conversar com todo o pessoal, montar um projeto e executar os passos finais desse resgate.

A nossa idéia é ligar um ponto importantíssimo do Brasil Central, que é Desemboque, fechando com a Rede Nacional de Paleontologia, que tem um grande projeto em Peirópolis, para transformá-lo em Patrimônio da Humanidade", informa mais Bethoven, em rápida conversa que teve com repórter deste jornal.

A equipe do Projeto ‘Caminho do Dinossauro’ conta com o apoio dos Departamentos de Cultura de Sacramento, Conquista e Uberaba.