Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Encerrado processo de beatificacao de Pe. Victor Coelho de Almeida


Uma missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Raimundo Damasceno, de Aparecida, e concelebrada por vários sacerdotes, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, dia 30 de agosto, marcou o encerramento do processo diocesano de beatificação do sacramentano, Pe. Victor Coelho de Almeida, falecido no dia 21 de julho de 1987. Nessa fase do processo, que foi aberto no dia 3 de outubro de 1998, a Igreja ouviu todos os relatos de testemunhas sobre a vida de Pe. Victor, que está enterrado no Memorial Redentorista, em Aparecida, localizado na praça da Basílica velha. O túmulo de Pe. Victor é visitado por milhares de peregrinos, gente que vem de todo o Brasil pedir e interceder graças, principalmente, de Minas Gerais, Espírito Santo Paraná e Santa Catariana.

Segundo o missionário redentorista, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, o processo, juridicamente, está pronto para ser enviado a Roma, onde será analisado por teólogos para reconhecer ou não se Pe. Victor tem as virtudes em alto grau para ser beatificado, o primeiro passo para ser considerado Santo da Igreja. “Não é uma tramitação rápida, porque há milhares de pessoas virtuosas esperando por essa conclusão”, disse Pe. Luiz Carlos, ressaltando, entretanto que milagres ocorridos através de sua intercessão podem acelerar o processo. “Pelo menos um milagre já foi descrito por uma senhora que foi curada de uma necrose de osso, mas ainda não foi confirmado, cientificamente”, disse mais o sacerdote, lembrando que, depois de Frei Galvão, Pe. Victor pode ser o segundo santo brasileiro.

Lembrou também o missionário que Sacramento deve dar mais importância a esse fato. “Acho que é hora de a cidade se mobilizar mais e se unir em torno dessa possibilidade, tanto as autoridades religiosas como civis, mas principalmente o povo, através de suas orações, de suas lembranças e invocações a Pe. Victor”, disse Pe. Luiz Carlos, salientando um aspecto que deve ser considerado pelo governo municipal. “Seria interessante que representantes do executivo e legislativo visitassem Nova Trento (SC), onde nasceu Me. Paulina, beatificada recentemente, para sentir como a cidade se estruturou e se transformou após sua beatificação. O fluxo de turistas aumentou vertiginosamente, o comércio foi ativado, a igreja se preparou, o povo se mobilizou, provocou, construiu-se museu, resgatou-se sua casa. Enfim, concluiu Pe. Luiz, é importante saber que, antes de ser um redentorista, Pe. Victor é um sacramentano”.