Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dom Alexandre é tema de livro

O arcebispo da arquidiocese de Uberaba, Dom Alexandre Gonçalves do Amaral (1906 - 2002), é tema do livro, "Um certo dom", de César Vanucci.

Ao ler o livro, percebe-se que Dom Alexandre não é enaltecido apenas por Vanucci, mas por outros ilustres que prefaciam a obra, como José Alencar Gomes da Silva, atual Vice-Presidente da República, e a professora sacramentana, Regina Stella Bessa Neto, mestra em Língua Portuguesa e Literatura.

"Que forma magnífica e magistral de vida! O Arcebispo de Uberaba era, a um tempo, o homem culto, a inteligência arguta, a memória privilegiada, o orador prodigioso, o conviva agradável.

Mais ainda: a autoridade inquestionável, a coragem a toda prova, a visão incomum da história humana, a presença solidária, o coração amoroso, a perfeita comunhão entre a grandeza e a simplicidade, a fé inabalável, o intenso e profundo compromisso apostólico.

E com o grande dom de conter dentro de si tantos dons", destaca Alencar.

Já a professora Regina, lembra do bispo como modelo e exemplo. "Na vida de cada um há sempre o brilho da estrela de alguém que lhe serviu de modelo, exemplo, inspiração: só podiam mesmo as cintilações do Dr. César remeterem à augusta figura de Dom Alexandre, o lendário arcebispo que, por sua inteligência, cultura, sabedoria, humanismo, coragem e fé, dilatou para alem de seu tempo os limites da história de Uberaba.

E é o brilho da estrela que passados tantos anos, leva o alentado discípulo a esboçar-lhe traços de biografia, colaborando, suplementarmente, para a melhor definição da identidade do povo de toda uma região", prefaciou a professora.

"Um certo dom", obra dividida em 27 capítulos, cada um deles abertos com afirmativas elogiosas de outros ilustres, como as do Coronel José Vicente Bracarense: "D. Alexandre antecipou-se ao concílio Vaticano II.

Já defendia com destemor, perante qualquer poder civil o direito e a liberdade"; Dom José Gonçalves da Costa: "Ele foi padre antes de ser bispo"; dom Bendito Ulhoa Vieira: "O maior orador sacro do episcopado"; Cardeal Lucas Moreira Neves: "Arauto da palavra de Deus"; Magalhães Pinto, irmã Domitila, dentre outros.

Segundo a obra, Dom Alexandre sagrou-se bispo com apenas dez anos de padre, "Alexandre Gonçalves Amaral foi sagrado bispo em 29 de outubro de 1939 na Catedral de Belo Horizonte. Contando 33 anos de idade, tornou-se o bispo mais jovem da Igreja em todo o mundo.

Em dezembro do mesmo ano tomou posse como titular da Diocese de Uberaba. Tornou-se arcebispo em 1961, permanecendo na função até 1978. permaneceu em Uberaba, com o bispo mais idoso do mundo, até o seu falecimento em fevereiro de 2002".

A obra "Um certo dom", com 160 páginas, foi lançado em 2004, pela Santa Clara Editora Produção de Livros Ltda, de Belo Horizonte.