Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dimas da Cruz Oliveira escreve "Nicomedes"

O escritor conquistense, professor e escritor Dimas da Cruz Oliveira, está lançando um novo trabalho, o livro intitulado ´Nicomedes´,
publicado pela editora Betolucci, aliás, a obra marca a estréia da editora sacramentana de seus amigos, Carlos Alberto Cerchi e Alessandro Abdala. “Eles criaram a editora com a finalidade de dar melhores condições de trabalho aos autores da região. E foi com muita honra que inaugurei a editora juntamente com a reedição de ´Diário de Bitita`, da sacramentana, Carolina Maria de Jesus. Senti-me privilegiado de ser estreante da editora”, reconheceu o escritor.

Sobre Nicomedes, Dimas explica que Nicomedes é uma personagem histórica que viveu no século I a.C., em um reino do Oriente, hoje, região noroeste da Turquia, na parte asiática, no entorno do Mar Negro, na época chamada de Ponto Euxino, em grego, ou Mar Hospitaleiro, pelas suas águas calmas. “Nicomedes é uma personagem atraente, que entrou em ralação com Roma e nele percebemos o conflito entre as tendências asiáticas e as européias. Ele fica em dúvida se continuaria a viver de acordo com as tradições antigas que eram puramente asiáticas ou se adere ás novidades trazidas pelos romanos do ocidente, porque mesmo que ele fizesse uma opção total pelo oriente, a imposição política dos romanos se fazia sentir”, explica.

A influência militar romana também influi na vida de Nicomedes. “Ele sente a supremacia militar de Roma e isso gera um conflito”, afirma o autor, acrescentando que a importância de Nicomedes se deve ao fato de ele ter sido intermediário do domínio romano no oriente. “Ele serviu de ponte, um intercâmbio grande entre Roma e o oriente, por ser rei de Bitínia, por sinal, um rei de grande prestígio na região”, disse.

A importância de Nicomedes para a atualidade, está no fato da necessidade de conhecer a história da humanidade. “Precisamos buscar resgatar essa cultura humanista, hoje tão desvalorizada. O homem tem se preocupado muito com a produtividade e o presente, se esquecendo da sua essência, daqueles que foram os pioneiros, enfim, o homem está se esquecendo de ser humano. E isso está implícito na literatura, nas artes. A obra é um resgate...”, justificou Dimas.

Galileu & Nicomedes

Há pouco mais de um ano, Dimas lançou Galileu, uma reapresentação do famoso julgamento do sábio italiano pela inquisição e agora vem com Nicomedes. A preferência por esses personagens vem da grande afinidade com a cultura antiga. “Como católico, não acredito na reencarnação, mas me sinto mais atual, mais vivo entre essas personagens do mundo antigo do que com as da atualidade. Escrever sobre eles é uma forma de extravasar esse sentimento, essa afinidade, relação íntima, que não é uma relação de erudição, trata-se apenas de conhecimento intelectual. Digo que qualquer especialista em História Antiga sabe muito, muito mais que eu, só que no meu caso Antiguidade não é algo morto, não é um passado, é algo muito vivo”, justifica.

A afinidade do escritor com as personagens antigas é tamanha que o seu emocional reflete nas obras. “Esse envolvimento é uma tradução da minha afinidade com o mundo Antigo”, reconhece.
As pesquisas são feitas em grande parte com livros vindos de São Paulo. “Graças às grandes bibliotecas, consigo o material em São Paulo, reúno tudo e trabalho em minha casa na cidade de Conquista. Aprecio muito a ociosidade literária e Conquista dá condições para pesquisa, pequena, pacata... Os latinos já diziam, ´o ócio com dignidade´, o ócio é voltado para a arte, a literatura que é a minha grande paixão”, esclarece.

A Editora Bertolucci tem a sua sede na Visconde do Rio Branco, 52, Sala 304, telefones: 3351-2328/3351-4549. e-mail: destaquein@ destaquein.com.br.