Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Despachante jóia: 25 anos de histórias & serviços


O Despachante Jóia, de propriedade de Dairon Antônio Santana completou 25 anos, dia 10 de agosto. A comemoração das ‘Bodas de Prata’ da empresa se estende até o final do mês, inclusive com promoções, somadas à simpatia de Dairon e dos funcionários, Patrícia de Fátima Queirós, Patrícia Glória dos Santos e Luan do Nascimento Mota.

Tudo começou em sociedade. "Iniciei em sociedade com o Leonardo Santana, o Nadin, ali perto da rodoviária, mudamos para outros endereços, até estabelecermos nesse local nos últimos 12 anos. Em 1995, o Nadim saiu e eu continuei e cá estamos completando 25 anos", conta Dairon.
Dairon e Nadin adquiriram o Despachante do saudoso Paulão Zago e só aí ganhou o nome, ‘Jóia’. “Herdamos os clientes e, ao longo dos anos, ganhamos muitos outros e aempresa foi ampliando, saímos da velha máquina de escrever, entramos na informática e hoje tudo é on line. A gente pesquisa informações sobre um veículo em qualquer parte do país, sem sair do lugar, as facilidades são imensas em relação ao início", explica, mostrando a credencial do Detran, obtida através de curso exigido para o exercício da profissão.

E toda a evolução se justifica, mas apesar dela, um despachante é imprescindível. "Um motorista não legaliza um veículo sem despachante. Transferências, emplacamento, documentação, multas, seguros. Para qualquer tipo de veículo, novo ou usado, é necessário o serviço de um Despachante. Além de ser necessário, o Despachante é uma comodidade para o proprietário de veículos. Ele deixa a documentação e o Despachante organiza em cartórios, delegacias, Detran, tudo, tudo. E é aí que reside a nossa responsabilidade, diz.

Ao contrário de muitos, Dairon nunca passou por situações inusitadas como veículos roubados, mas o trabalho tem também as dificuldades inerentes a toda profissão. "Tudo valeu a pena, só financeiramente é que a coisa não é muito boa pra todo mundo, mas o mais importante de tudo é a gente gostar do que faz e isso é uma peculiaridade nossa: gostamos do que fazemos, com isso superamos todos os obstáculos e dificuldades", diz mais.

Por esses 25 anos, Dairon só tem a agradecer. "Ah, tenho muito a agradecer, primeiro a Deus e todos os cliente, aqueles que acreditam no nosso trabalho aos funcionários. Eles todos são os responsáveis por esses 25 anos, com apenas a nossa vontade e esforço, não chegaríamos aqui sem cliente e funcionários", finaliza.
Dairon Antonio é sacramentano filho de Antônio Mota e Odete, casado com Ana Lúcia Rezende e papai de Laís, 9.
O Despachante Jóia funciona de segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h00, na avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 88, telefone 3351-1802 e está sempre pronto para oferecer bons serviços, com a