Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Começou a Piracema

Começou no dia 1° de outubro e vai até 28 de fevereiro de 2007 o período da piracema. Isto é, um tempo de proteção à reprodução natural dos peixes, na bacia hidrográfica do rio Paraná.
A instrução do Ibama, aponta as seguintes restrições: ao pescador profissional, o uso de redes, tarrafas, espinhéis e outros exclusivos à sua categoria; pesca em lagoas marginais; pescar a menos de 500 metros de confluências de rios e lagoas; pescar até 1.500 metros a montante e jusante das barragenns de reservatórios de usinas hidrelétricas, cachoeiras e corredeiras; pescar espécies nativas da bacia hidrográfica do rio paraná; a pesca subaquática (uso de arpão), dentre outras.

O 1° Sargento PM Meio Ambiente, Celso Aparecido Brait, lembra que, não há cota de pescado ao pescador profissional. “Contudo, está proibido o uso de redes e outros petrechos; limite máximo de 10 Kg de pescado mais um exemplar ao pescador amador, devidamente autorizado; está autorizado nos reservatórios a pesca nas modalidades embarcada e desembarcada, somente com linha de mão ou vara, linha e anzol, caniço simples, com molinete ou carretilha, com uso de iscas artificiais”, enumerou.