Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Com a palavra, o gerente de esportes do Minas Tênis, o sacramentano, Ormi Vilas Boas

O sacramentano, professor e psicólogo, Ormi Ordoni Vilas Boas, 55, é professor e psicólogo do Minas Tênis Clube, um dos maiores clubes privados do país, em Belo Horizonte, onde reside há 33 anos. E sempre que pode vem a Sacramento visitar a mãe, Vilma Ferreira vilas Boas (Guaraciaba Ferreira Vilas Boas in memorian). "Tive a felicidade de nascer em Sacramento, mas como funcionário do Minas Tênis, venho sempre que é possível, mas não há datas especificas, pois o lazer dos outros é o meu trabalho, mas a mamãe está aqui e venho na media do possível, sempre que posso. Nem que seja por um dia, sempre estou por aqui", disse, entre outras coisas do papo que tivemos em sua última visita à cidade.

Lembranças

Ormi tem boas lembranças da cidade e dos amigos. "Tenho boas lembranças, sobretudo da minha vida na fazenda com meu pai. Esse foi um período que me marcou muito. A minha vivência na fazenda me marcou muito e reflete na minha vida profissional e outras boas lembranças que tenho é dos tempos de estudante na Escola Coronel, os amigos, colegas, professores..."

De Sacramento
para BH

"Olha, eu sofri muito, porque aqui era tudo muito pacato, éramos muito cerceados politicamente, não se falava muito em política, não tínhamos formação política dentro da escola, a gente era leigo e fui para uma escola onde os professores eram militares. Qualquer rodinha de dois ou três para bater papo, logo vinha um militar pra sondar o que estávamos falando. Na sala, no nosso curso de Educação Física, havia militares alunos, apenas para sondar o terreno. Era horrível, aí comecei a ter uma visão política maior, a visão deles, mas depois a gente passa a discernir e encontrar a verdade escondida".

Professor e Psicólogo

Ormi viveu a infância e a adolescência em Sacramento, onde iniciou o Ensino Médio, depois seguiu para BH, onde concluiu os estudos secundários no Colégio Pitágoras. Depois cursou duas faculdades, de Psicologia e de Educação Física. "Após o curso, aliás, logo que iniciei na faculdade passei a atuar no magistério, nas redes municipal e estadual. Mas o meu trabalho principal é clubes esportivos, que é a minha especialização. Desde o início da carreira, optei por clubes, fiz estágios e depois continuei. Trabalhei em outros dois clubes e, atualmente, sou gerente de esportes doMinas Tênis Clube".

Gerente de recreação

O trabalho de Ormi em clubes esportivos é voltado para o esporte e lazer e hoje está num dos maiores clubes do país, o Minas Tênis, que conta com 72 mil sócios. "É difícil definir se trabalho como psicólogo ou como professor de Educação Física, acho que é com as duas coisas, porque na realidade quando se trabalha com gente, você trabalha tudo. Mas atuo na parte técnica, entrei como professor de recreativo e, atualmente, estou gerente", contou, acrescentando que o seu trabalho é diretamente com os sócios, com promoção de lazer para todos. Ormi gerencia todas as unidades, o Minas I, o Minas 2, o Minas Country e o Minas Náutico. O Minas Tênis oferece aos associados o de melhor no aspecto social, recreativo e cultural, o que o torna um dos maiores clubes do país pelas quatro unidades e pela estrutura que oferece. No Minas I está o maior centro de treinamento da América do Sul.
Ormi é casado com Emiliana Maria Ferreira Pereira e pai de quatro filhos, os gêmeos Bruno e Vitória, 12, Arthur, 9 e Giorgiana, 11 meses.