Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Circuito da Canastra tem mais recursos em 2007

Também está prevista a criação de trecho de ferrovia para tráfego de trem turístico para passageiros entre Araxá e o distrito de Itaipu, projeto elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. As estações ferroviárias do Roteiro Caminhos da Canastra, entre elas as de Cipó e Jaguara, passarão por reformas.

Outra ação na região é a pavimentação da Estrada Ecológica do Parque Nacional da Serra da Canastra, com asfaltamento de trecho que liga os municípios de Sacramento e Delfinópolis, passando pela região de Sete Voltas, num total de 140 km. Está garantida a manutenção da estrada de terra feita pelos municípios, num trecho que contempla acessos aos povoados de Desemboque, Pinheiros, Jaguarinha, Quenta-Sol, Santa Bárbara, Sete Voltas e Santa Maria.

Outra obra é a construção de Centro de Informações Turísticas e de um portal de entrada para a região do Circuito da Canastra e dos portais nas cidades de Sacramento, Araxá e Tapira. O projeto arquitetônico foi elaborado pela Associação do Circuito da Canastra e pelo Sebrae. Este projeto será executado em parceria com os municípios do Circuito e atenderá à necessidade da região de ter centros de informações aos turistas. Também servirá de portal de entrada aos principais acessos interestaduais para a região do Circuito Turístico da Canastra e o Roteiro Turístico Caminhos da Canastra.

A questão do saneamento também está prevista, com o tratamento de esgotos da cidade de São Roque de Minas, distrito de São José do Barreiro, do distrito de São João da Serra da Canastra e do Povoado de Sete Voltas, em Sacramento. A ação abrangerá localidades que são banhadas pelo rio São Francisco, em distritos que são povoados por uma média de 100 famílias, além da cidade de São Roque de Minas, com 6.000 habitantes.

Os atrativos do Parque Nacional da Serra da Canastra – municípios com área no Parque Nacional (Sacramento, São Roque de Minas, Tapira, São João Batista do Glória e Delfinópolis) – serão estruturados. Um dos destaques é o mirante na Cachoeira Casca D'Anta, primeira queda do Rio São Francisco, com 186 metros de altura. Haverá quiosques com banheiros na parte alta da Casca D'anta, com a estruturação das portarias de entrada para o parque incluindo a Portaria 3 de Sacramento e o Centro de visitantes. Os projetos foram elaborados pelo Ibama e pela diretoria do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Ainda existe a previsão de recuperação e revitalização da Gruta dos Palhares, em Sacramento. Serão feitas melhorias na estrutura do parque da gruta, como a elaboração do Plano de Manejo da Caverna, a construção de cento de estudos e informações turísticas e a construção de ambulatório para primeiros socorros.