Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Casa Assistencial Bezerra de Menezes de Santa Maria inaugura 3º bloco


A Casa Assistencial Bezerra de Menezes, na fazenda Santa Maria, inaugurou no último sábado, 26, o terceiro dos quatro blocos que completam o hospital. A solenidade contou com a presença de Heigorina Cunha, a idealizadora da casa, e um grande público, como benfeitores da obra, moradores da fazenda, médicos, amigos, familiares e seguidores de Eurípedes Barsanulfo e Bezerra de Menezes.

Visitando a instituição, a reportagem deste jornal foi recebida, dia 28, pelo simpático funcionário, Adolfo Ramos de Almeida.

A ala central inaugurada na Casa Assistencial Bezerra de Menezes é mais uma etapa de um projeto idealizado por Heigorina Cunha, que ganhou apoio de amigos e simpatizantes da líder espírita e foi em frente. A Casa conta atualmente com três blocos, o primeiro composto de recepção, sala de reuniões, consultórios, farmácia e sanitários.

O segundo é a ala de fisioterapia, a única em funcionamento, toda ala de piso antiderrapante, onde estão as salas para atividades fisioterápicas, banheiros próprios para receber pessoas com necessidades físicas (barras de apoio, portas amplas, etc), duas piscinas aquecidas, uma para crianças, outra para adultos, um amplo refeitório, cozinha industrial e lavanderia, tudo totalmente equipado. Nessa ala, conforme quadro de atendimento afixado, são atendidas 31 pessoas semanalmente, em dois turnos. Todas as terças-feiras, o médico pediatra Gamaniel atende crianças no hospital.

O terceiro bloco, destinado às internações, tem capacidade para 32 leitos, amplos quartos com as mais modernas camas hospitalares, amplos banheiros, todos adequados para todo tipo de pacientes, recepção, sala de visitas, sala de médicos e consultórios. O quarto e último bloco, constante do projeto, será construído quando for demonstrada sua necessidade.

Adolfo explica que a manutenção do hospital para internamento é dispendiosa, com médicos e enfermeiros 24 horas e há também algumas adaptações a serem feitas para atender à Vigilância Sanitária. Consta ainda do projeto, a praça Jovino Gonçalves de Araújo, sem data prevista para o início da construção. A praça será circundada por quatro ruas.