Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

'Brasil Alfabetizado' 'substitui Projeto Luz' e já conta com 95 alunos


A secretária de Educação, Joana Faria, acompanhada do presidente da Associação de Bairros, José Idualte, da coordenadora do projeto, Maria Odete Braga, além de funcionários da secretaria e alunos, inaugurou, dia 27 último, mais uma sala de aula do programa Brasil Alfabetizado. O programa do governo federal substitui o Projeto Luz, do governo anterior, nascido em 98, em parceria com o Rotary Clube.

“O programa vai atender jovens e adultos a partir de 15 anos de idade que não tiveram condições e oportunidades para concluir a alfabetização e a educação básica (1ª e 4ª série). Com esse programa, a prefeitura, através da superintendência de Educação estará cumprindo a lei que institui o Plano Nacional de Educação, que determina a erradicação do analfabetismo e o progressivo atendimento a jovens e adultos”, disse a secretária na inauguração da nova sala.
“Era uma reivindicação antiga da Associação e agora, através de uma parceria com a secretaria de Educação, nós cedemos o local, o Salão Comunitário Oswaldo Cunha Leite, e a Prefeitura, o professor e o apoio pedagógico. Eu sempre dizia aos moradores: ‘vale muito aprender a ler, principalmente,poder escrever o seu próprio nome’, e agora todos podem fazer sua matrícula, que estamos fazendo de tudo para ajudá-los”, disse José Idualte, o presidente da Associação Comunitária Amoroso Lima, em entrevista a este jornal.

Durante a ocasião, deram seus testemunhos, as alunas de um dos núcleos do Brasil Alfabetizado: Laudelina de Oliveira Santos, Olganira de Oliveira Carvalho Santana, Adelina Borges de Melo, que passaram mensagens de otimismo aos novos alunos
O Programa Brasil Alfabetizado em Sacramento já conta com 95 alunos e a superintendência de Educação pretende atender para o ano de 2006, pelo menos 150 alunos.

O programa do governo anterior, o ‘Projeto Luz’, alfabetizou, de 98 a 2004, 827 adultos, conforme relatório final de atividades da Secretaria de Educação, em 2004.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMS