Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bosque do ipê é resultado de acordo

Um acordo assinado entre a Prefeitura de Sacramento, representada pelo procurador do município, Prof. Ederson Santo Bizinotto, acompanhado do engenheiro Francisco Carlos Antonello; o juiz da comarca, Alaor Alves de Melo Jr. e o promotor José do Egyto de Castro Souza colocou fim à demanda entre o Ministério Público e a Prefeitura, em relação às obras de construção do Complexo de Cultura e Lazer, idealizado pelo ex-prefeito, Nobuhiro Karashima. A obra, que seria construída no último ano do governo Biro, foi embargada pela promotoria, atendendo a uma reclamação de Virgínia Dolabella, hoje chefe de um dos departamentos do atual governo.

Com a denúncia, o Ministério Público verificou que a obra estava sendo feita em área de preservação permanente sem o necessário licenciamento.

Em razão disso, o juiz concedeu a liminar suspendendo as atividades no local. "Com a atual administração um outro projeto foi apresentado, mudando a destinação do complexo. E, depois de um acordo entre as partes, o juiz revogou a liminar e a obra foi reiniciada", informou o promotor.

No acordo estão previstas algumas obrigações a serem cumpridas pela Prefeitura:

1) efetivar a averbação da área, devidamente reflorestada, até 31 de julho de 2006;

2) construir uma passarela de 1,50 m exclusiva de pedestres sobre o ribeirão Borá;

3) desobstruir as minas canalizadas na área do bosque, até 31 de julho de 2006;

4) fazer o reflorestamento da área do bosque e matas ciliares às margens do ribeirão;

5) cumprir as especificações das medidas das pistas e trilhas.

Segundo o promotor José do Egyto, no projeto "houve também uma diminuição da largura das ruas que contornam o ribeirão, com recuperação de toda a mata e área degradada em função das ruas".

Mesmo assim, a distância que separa a pista de asfalto do córrego, em alguns trechos, está a apenas oito metros, na margem esquerda; e 6 m na direita. O bosque deverá ser protegido por uma cerca tipo alambrado.

No projeto consta o plantio de 1.170 pioneiras; 580 secundárias; 580 climax; 200 sangra d'água; 150 ingá-doce; 150 salgueiro-do-rio e 150 figueiras.