Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bertoni quer construir cela feminina

O delegado regional da Policia Militar, Hélvio Bertoni, esteve em Sacramento no último dia 25, para uma visita de praxe à delegada substituta, Heliene Lúcia Oliveira Favoreto, e ao colega delegado titular da comarca, José Carlos de Carvalho, em licença médica. Bertoni esteve acompanhado dos delegados, Rogicélio Gomes de Castro, delegado de trânsito, e Victor Hugo Heisler, delegado da área de tóxicos e crimes contra pessoas.
Apresentando a nova delegada, Bertoni disse que Heliene é delegada titular da Delegacia de Policia de Tapira e responde também pela Delegacia Rural, com abrangência nos nove municípios da Delegacia Regional de Araxá. "Dra. Heliene está em Sacramento em caráter provisório, até que consigamos uma solução definitiva. E o que mais esperamos é a recuperação definitiva do José Carlos, para que retorne às atividades", frisou. "Porém, prosseguiu, não podemos nos descuidar das necessidades do município, por isso a substituição".

Segundo Hélvio Bertoni, a carência de pessoal na classe é grande, mas o problema deverá ser solucionado em breve. "A falta de pessoal não é um problema só de Sacramento, mas de toda a regional, mas já pleiteamos novos elementos, uma vez que a Polícia Civil está formando novos policiais, que já estão em fase de treinamento na Academia", informou, adiantando que a necessidade de Sacramento é de, no mínimo, um Delegado de Polícia, dois escrivães e quatro detetives.

A delegada Heliene Lúcia Oliveira Favareto se recusou a falar ao Jornal. A respeito das ocorrências a que sempre tivemos acesso, Hélvio Bertoni afirmou que a divulgação das ocorrências policiais é benéfica à sociedade. "Não vejo mal nenhum em a imprensa divulgar as ocorrências, a divulgação responsável é benéfica e eu tenho acompanhado o trabalho de vocês", reconheceu, acrescentando que estaria conversando com a nova delegada sobre a liberação dos B.Os. Mas adiantou: "a decisão em liberar as ocorrências ou não, será dela, mas acredito que não terá problemas", garantiu.

Pátio da cadeia é desoculado

O Delegado Hélvio Bertoni trouxe à cidade uma boa notícia: a desocupação do pátio da cadeia pública. "Temos duas opções para solucionar a questão do pátio. A primeira, será a retirada dos veículos do pátio para outra área e, a segunda opção é o leilão dos veículos. O delegado Rogicélio é o encarregado de organizar o leilão não só em Sacramento, mas em toda a regional. O leilão é um procedimento burocrático e demorado, pois temos que fazer o levantamento da frota, anotar as condições de cada veículos, localizar e notificar os proprietários, ou notificar por edital. Mas como a urgência é maior que a burocracia os veículos serão retirados do local", informou, adiantando que já comunicou ao Promotor José do Egyto Castro Filho e já encaminhou à prefeitura a autorização para que faça a remoção para uma terreno cedido pela prefeitura em frente à Delegacia.

Conforme Bertoni, a remoção dos veículos do pátio da cadeia, permitirá a adaptação do prédio com a construção de celas femininas (as mulheres cumprem penas atualmente na cadeia de Araxá, por falta de celas apropriadas), celas para menores; além do albergue. "O projeto já está pronto e aprovado pelo serviço de engenharia da Polícia Civil. O engenheiro já aprovou o local e a prefeitura, pelo que estou informado, tem disposição para iniciar as obras tão logo os veículos sejam retirados do pátio", concluiu.