Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Batata gera emprego no município


Há cinco anos o município de Sacramento vem implementando o cultivo de batata. Dos mais de 30 bataticultores em atividade, Osmar Trevisan Júnior vem se destacando com a empresa Trevisan Produção e Comércio de Cereais, que implantou recentemente uma grande estrutura para lavar e embalar as batatas. “Plantávamos nas fazendas do município e terceirizávamos a lavação em Divinolândia ou Araxá e, às vezes, aqui no município mesmo. Só recentemente instalamos a máquina passando a fazer todo o processo aqui, de onde o produto sai embalado para o consumidor”, explica o empresário.

A destinação da batata é variável.“Mandamos batata para todo o Brasil, de norte a sul. Diariamente, fornecemos batata para a rede Pão de Açúcar, são duas a três cargas diárias”, informa, acrescentando que o Brasil é um bom consumidor de batata, mas não tanto como a Europa. “O consumo de batata no Brasil é pequeno, em relação aos outros países. Há países em que o prato principal é a batata. No Brasil, o que manda é a batata frita, não descobriram outras utilidades para ela...”

No início da atividade no município, a empresa Trevisan plantava na região do Quenta Sol. Já este ano o plantio foi feito na região da Jaguarinha, em 175 hectares, com boas expectativas de produção. “Nossa expectativa é boa, acreditamos que será em torno de 600 a 700 sacas de 50 quilos por hectare”, informa.