Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Associação das Folias de Reis realiza XVIII Encontro Regional


A Associação das Folias de Reis de Sacramento realizou, dia 21 de maio, o XVIII Encontro Regional de Folias de Reis, com a participação de folias de reis de Sacramento e outras dez cidades: Perdizes, Nova Ponte, Uberaba, Tapira, Uberlândia, Igarapava, Ponte Alta, Ibiá, Rifaina e São José da Antinha.

A tradicional missa, às 8h00, marcou a abertura do encontro no Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha. O prefeito Joaquim Rosa Pinheiro; os secretários, Sâmia Borges e Marcão Pires, respectivamente de Turismo e Esportes; os vereadores, Luiz Constantino Bizinoto e Luiz Antônio Sinhorell e o ex-secretário de Estado, Marcos Montes Cordeiro, estavam presentes. Na coordenação e apresentação das 41 folias, o presidente da Associação, Antônio Claret Scalon, o Polaco.

Durante a missa foram lembrados os foliões já falecidos, o presidente de honra, Jair Ferreira, e o Toninho do Açougue, falecido no dia 1º de maio. Segundo Polaco, Toninho foi durante muitos anos o responsável pelo preparo das carnes após o abate das reses.

Vereadores cortam verba

Elogiando a nova infraestrutura do Parque, Polaco disse que o encontro só se realizou, porque "o prefeito Joaquim mandou tocar em frente". Durante a apresentação, o presidente cobrou dos vereadores, em alto e bom som, a diminuição da verba. "Faço um apelo aos vereadores, para que eles saibam que o nosso encontro não é só hoje. Nós temos o Encontro Municipal, o Regional... Vamos a mais de 20 cidades representando Sacramento, e fazemos doações daquilo que ganhamos a mais. É preciso que os vereadores venham ver o que a gente faz, pra depois cortar a nossa verba, como de outras entidades. Então, é importante isso", conclamou.
O encontro de folias de reis, cuja preparação começou há dois meses com o giro das folias angariando gêneros alimentícios, foi realizado através de parcerias da Associação com a prefeitura municipal, Rádio Sacramento e Som do Rei, contando ainda com apoio logístico da Polícia Militar e de ambulância no local. Além da diretoria, outras 40 pessoas se envolvem diretamente no encontro.