Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Lero Social

FESTA DOS BAIXINHOS

No dia 17 de novembro, o cruzeirense Pedro Victor comemorou seu primeiro aninho de vida com amiguinhos e familiares. Quem também se esbaldou na festinha foi a irmãzinha, Vitória Maria, o motivo foi Ursinho Puff. Pedro Victor, que ilustra nossa coluna, é filho de Sonia e Francisco Caldeira.

III SEMANA CIENTÍFICA

A Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Sacramento realiza entre os dias 28 de novembro a 1 de dezembro, às 19h00, a II Semana Científica, no auditório do Centro Adminsitrativo, com palestras, debates e apresentações artísticas, envolvendo alunos e renomados palestrantes.
Dia 28 (terça –feira): Palestra – Educação Inclusiva: Desafios do novo milênio, proferida pela professora Fernanda Roqueti e o fisioterapeuta Alex Abadio Ferreira.
Dia 29 (quarta-feira): Apresentação dos trabalhos de Conclusão de Curso, coordenados pela professora Marta Cândido Moreira.
Dia 30 (quinta-feira): Palestra – Estatuto da Criança e do Adolescente: limites e desafios, proferida pelo psicólogo e Educador Vicente de Paulo Higino e o Promotor de Justiça da Comarca de Sacramento, José do Egyto de Castro Souza.
Dia 1 (sexta-feira) – Oficinas do Lard – Laboratório de Recursos Didáticos e Estratégias de intervenção pedagógica na Educação infantil, proferida pelos professores Laudeth Alves dos Reis e Marcos Gonçalves Resende.

CULINÁRIA MINEIRA

De acordo com os organizadores, o 1° Concurso de Receitas realizado em Sacramento alcançou todas as expectativas. Idealizado pela Diretoria de Cultura da Prefeitura, o evento faz parte de um programa que visa o desenvolvimento sócio-econômico de nossas comunidades rurais e o resgate de nosso patrimônio cultural.

O momento mais esperado do evento, com certeza foi a hora de experimentar os pratos. Os jurados tiveram que experimentar todos e avaliaram vários quesitos como sabor, decoração e origem de cada um. Muitos desses pratos tinham o intuito de resgatar a cultura da região. Foram escolhidos os 3 melhores de cada categoria. Veja a classificação:
Pratos Salgados: 1° Lugar: Leitoa Assada - da Comunidade do Quenta Sol, que ganhou um forno elétrico, oferecido pelo Laticínio Scala. 2° Lugar: Tutu – da Comunidade da Divisa. O prêmio foi uma batedeira e um liquidificador, oferecidos através da empresa Renutre e da secretaria de Agronegócio, respectivamente. 3° Lugar: Carne na banha – da Comunidade do Bananal. Ganharam uma panela, oferecida pelo Supermercado Maísa.
Pratos Doces: 1° Lugar: Mané Pelado – da Comunidade de Sete Voltas. Prêmio: um fogão de 2 bocas e uma batedeira, oferecidos pelo Sindicato Rural e Renutre, respectivamente. 2° lugar: Doce de Ovos da Vovó Gorda – da Comunidade de Santa Maria, que recebeu uma batedeira e um liquidificador, oferecidos pela Renutre e pelo empresário Rodolfo Soares Rezende, respectivamente. 3° Lugar: Doce de Leite – também da Santa Maria, que ganhou uma panela de pressão, oferecida pelo Banco Credicoasa.

Segundo uma das organizadoras, a nutricionista Isabela Vargas da EMATER, “o objetivo foi alcançado, uma vez que fortaleceu o relacionamento de nossas associações comunitárias rurais, e o resgate da cultura através dos produtores rurais e seus familiares”.