Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Lero Social

FESTA DOS BAIXINHOS
Ilustrando nossa coluna Miguel completou um aninho no dia 7 de maio e para comemorar a data os papais Kelly Bizinoto Correa e Edgar Marques Xavier organizaram uma bonita festa com o Bob Esponja e a sua ´tchurminha´, no Bar e Restaurante Trevo, da titia Renata. Familiares e amigos foram abraçar o aniversariante, destaques para a vovó Rosangela e Mariléia, vovô João e o primo Felipe.

AMIR SALOMÃO


O livro "Eurípedes Barsanulpho Sob a Luz da História" ganha, a cada dia, maior repercussão no cenário literário brasileiro. Exposto e comercializado na Bienal do Livro em São Paulo, pela Universidade Católica de Goiás, foi ainda capa colorida do caderno 2 do jornal "Diário da Manhã" de Goiânia. O Diário da Manhã destacou o lançamento do livro no Espaço Cultural Espírita do Araguaia Shopping da capital goiana. Em Cáceres, onde o autor reside, a Universidade do Estado promoveu dia 10 de março último o lançamento na Secretaria de Cultura e Turismo com presença de aproximadamente 200 pessoas. Também o jornal espírita de maior circulação "A Nova Era" de Franca trouxa a obra em destaque de primeira página em sua edição de abril, considerando a importância histórica e documental que o livro encerra. A editora UCG, juntamente com o autor, prepara a segunda edição com, praticamente, o esgotamento da primeira.

Falando à nossa redação o escritor Amir Salomão Jacób informou que tem recebido, via internet, pedidos não só de livros, mas convites para palestras nos diversos estados da federação, inclusive em capitais como Belo Horizonte, Manaus, Rio de Janeiro e Curitiba. Mas adiantou que esse não é o foco de seu interesse ao rescrever a história do médium sacramentano. Amir disse que seu intento foi presentear sua cidade com a análise histórica que a obra contém, e que não pretende sair para palestras e nem tirar meios de sobrevivência com venda de livros, embora ressalte ser sua obra de maior repercussão, inclusive financeira. Sobre venda de livros disse estar plenamente realizado afirmando que só em Sacramento vendeu mais de 500 exemplares, o que acha extraordinário, e que somente dessa venda pagou a edição que ficou em torno de R$ 18.000,00.

O autor ressaltou estar recebendo os melhores elogios da alta intelectualidade espírita. Falando sobre parte dessa correspondência citou um interessante comentário de um jovem intelectual espírita, André Luiz Morpanini, de Santo Bernardo do Campo: "Olá Amir. Realmente meu amigo este livro, que você dedicou um bom tempo de sua vida veio a lume para ser a estrada de Damasco de muitos espíritos. Acho somente que os ¨espíritas ortodoxos¨ irão torcer um pouco o nariz. Pois fique sabendo que de minha parte tiro a seguinte conclusão: O alto nos convoca incessantemente para mudarmos o rumo de nossas vidas. Eurípedes aceitou este chamado. E te afirmo que de alguma forma dentro de meu coração, sinto cada dia mais em seguir as pegadas de meu amado Tio Eurípedes".

Amir disse que uma coisa tem chamado sua atenção: o carinho da comunidade espírita nacional hoje não está somente direcionada à pessoa de Eurípedes, pois grande parte da correspondência que chega, vem farta de elogios emocionados à médium Heigorina Cunha. O escritor ousa antever que no futuro essa sacramentana seja tão venerada quanto seu tio santificado pela tradição popular. Amir pretende reunir toda essa documentação analítica de sua obra e montar dois álbuns para doar ao Arquivo Público Municipal e Biblioteca da Casa da Cultura.
Por fim informou que seu livro "A Santíssima Trindade do Barro Preto" deve ser relançado em terceira edição nas cidades de Goiânia e Trindade, durante o mês de junho próximo, antes da grandiosa festa do Divino Pai Eterno.