Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Editorial

07 de Setembro: Dia da Pátria

Por Ivone Regina Silva

Nossa Pátria vive momentos de grande sofrimento. As instituições políticas do País estão sendo duramente atingidas.

Reiteradas denúncias de corrupção atingem vários níveis do poder público. Cresce a indignação ética que nasce da consciência da violação de valores fundamentais de nossa sociedade. A democracia não subsiste à corrupção.

O povo brasileiro precisa recuperar a esperança, pela apuração da verdade dos fatos, pela restituição dos bens públicos subtraídos, numa colaboração eficaz para a real purificação de nossas instituições.

O dia 7 de setembro já faz parte de nossa cultura como apelo a sermos sujeitos de nossa história, completando nossa independência e nossa soberania. A Mãe Pátria espera de todos nós decisões corajosas para uma renovada face de nossa democracia.

A atual crise está levando o povo ao descrédito da ação política, do qual os desvios éticos são sintomas significativos.

A cultura da corrupção, alimentada por corporativismos históricos, tem utilizado as estruturas do poder para benefício próprio, substituindo o debate de idéias por projetos de poder. Por isso, a crise que nos invade está desafiando o País para um novo Projeto de sociedade que contemple as reais necessidades da população, sobretudo dos mais empobrecidos, nestes tempos de profundas transformações.

Um clamor está emergindo no meio a esta crise: uma radical reforma do atual sistema político.
Não podemos deixar passar este momento sem realizar uma profunda reforma política.
Precisamos assegurar a fidelidade partidária, aprimorar os institutos da democracia participativa e deliberativa.

O Projeto de lei, em tramitação no Congresso Nacional oferece-nos essa possibilidade de participação por meio de referendos, plebiscitos e conselhos, em todos os níveis de decisão.
A experiência de participação popular na política, por meio de movimentos sociais, sindicatos, pastorais sociais e partidos políticos, é uma conquista e um patrimônio histórico do povo brasileiro, que não pode ser perdida pela ação nefasta de políticos que buscam o poder e as vantagens pessoais a qualquer custo. O povo brasileiro já deu, ao longo de sua história, muitas provas de energia e capacidade de superar crises. As convicções éticas e cristãs, capazes de sempre se reanimar e se levantar com mais coragem, inspiram-nos esperança.
Está em nossas mãos a mudança do Brasil.

Mais do que a independência da tutela de Portugal, queremos todos a independência da desordem, isto é, da corrupção da administração pública. Queremos progresso sim, mas não à custa do sacrifício da exclusão de milhões e milhões de brasileiros. Um progresso nas políticas de educação, saúde, transporte, terra, moradia, trabalho, com as quais mais e mais gente tenha acesso, facilidades e possibilidades. Não um progresso como querem aqueles que não respeitam a nossa bandeira...

(*) Ivone Regina Silva é advogada e Conselheira Seccional da OAB/MG