Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Alegrai-vos sempre no Senhor

Um homem enviado por Deus

O terceiro domingo do Advento é um raio de luz que ilumina a expectativa do Natal de Jesus. Como que em meio à escuridão, todos esperavam por uma luz. João escreve que Ele é a luz verdadeira que, vindo ao mundo, ilumina todo homem" (Jo 1,9). Antes dEle veio João Batista para testemunhar a Luz. Os judeus se animaram com a vinda de João pela luz que emitia. Podemos imaginar o quanto a figura de João impressionou, pois há muito não aparecia um profeta. Mais ainda: a situação do povo dominado pelo estrangeiro era dolorosa. De repente surge a esperança. Todos iam a ele para serem batizados (Mt 3,5-6). A liturgia leva-nos também a nos alegrarmos com o anúncio do nascimento de Jesus. Esse 3º domingo do Advento tem a característica da alegria porque já aparecem os primeiros clarões da vinda de Cristo. Paulo, na carta aos Tessalonicenses, convida os cristãos a viverem sempre alegres. O Natal não é somente alegria de receber o Senhor que vem na forma frágil de uma criança, mas é também um convite para que, em nossa fragilidade cheia do Espírito, possamos assumir a missão de João de ser raio de luz e preparação para a vinda do Senhor endireitando seus caminhos. Todo o relacionamento que possamos ter com Jesus em seus mistérios, como Natal, Páscoa e tantos outros, é um dom e um compromisso, um envio a anunciar a presença redentora de Cristo. Absorvendo a luz, possamos refleti-la.

Ele me revestiu de vestes de salvação

A vinda de Cristo marca a vida de todos os que creram. O profeta Isaías coloca em nós a mesma alegria do Filho de Deus: "Exulto de alegria por causa do Senhor. Minha alma se rejubila em Deus meu Salvador, porque me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de justiça" (Is 61,10). A restauração começa dentro de cada um de nós para chegar aos pobres, aos contritos de coração e aos prisioneiros de tantas prisões. O tempo de Cristo é de restauração total, como canta Maria, após ser coberta pela ação do Espírito. Revestir, cobrir, não são ações exteriores, mas atinge a pessoa em seu íntimo. Estaremos vestidos de salvação e misericórdia como Maria. É o traje nupcial de Jesus quando se une e esposa nossa humanidade. Todo o contato com Cristo em seus mistérios toca nosso interior e nos transforma. Tantas vezes rezamos nas missas, após a comunhão: Transformados pelos mistérios que recebemos, possamos viver já os dons da vida eterna.

O Espírito do Senhor está sobre mim

Somos também enviados por Deus. Temos também a missão de ser luz refletida de Jesus e os preparadores de sua vinda a cada coração, cheios do Espírito. Anunciamos o evangelho da alegria aos pobres, num processo ativo de redenção, levando a todos a mesma alegria que Maria sentiu ao ser invadida pelo Espírito e conceber o Verbo de Deus. O Espírito do Senhor que esteve sobre João, Maria e Jesus esteja em cada um, se estenda e realize a renovação do mundo. Paulo nos exorta a não apagarmos o Espírito (1Ts 5,19). Redenção é dar aos pobres a chance de poder sorrir, como nos descreve Isaías. A pregação de Jesus em Nazaré foi um anúncio de alegria. Os cristãos, cheios de alegria realizam as maravilhas que Jesus anunciou. Por isso podemos cantar com Maria: "Grandes coisas fez em mim o Todo Poderoso". Alegre-se, levante os olhos, pois está próxima a libertação.

(*) Pe. Luiz Carlos de Oliveira é Redentorista