Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Santa Casa adquire cardiotocógrafo

Edição nº 1683 - 12 de Julho de 2019

A Santa Casa de Misericórdia de Sacramento adquiriu um cardiotocógrafo, aparelho, que de acordo com a médica ginecologista obstetra,  Thallyta Calapodopulos, é utilizado para fazer a  cardiotocografia, um procedimento  de avaliação fetal que tem como objetivo avaliar  a frequência cardíaca fetal  e possíveis efeitos da falta de oxigênio no sistema nervoso central e, consequentemente, comprometer a frequência cardíaca fetal.

 A cardiotocografia também avalia as possíveis contrações uterinas e seus efeitos durante o trabalho de parto. Trata-se de um método simples, não invasivo e indolor, com duração de 20 minutos, realizado com a paciente sentada ou semi sentada. 

“A cardiotocografia é indicada para  gestantes hipertensas, diabéticas, cardiopatas, com problemas pulmonares severos, lúpus, doenças renais graves, doenças do sangue, desnutrição, portadoras de câncer, com fetos com crescimento inadequado, que apresentem  alteração do líquido amniótico, mal formações fetais dentre outras”, explica Thallyta, destacando que o  equipamento adquirido pela Santa Casa é de última geração e que trará maior segurança ao pré-natal, até então, de alto risco para a população de Sacramento.