Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Santa Casa abre suas portas para cirurgias em parceria com a SMS

Edição nº 1676 - 24 de Maio de 2019

Desde janeiro, a Santa Casa de Misericórdia de Sacramento (SC) vem realizando as cirurgias eletivas (com datas agendadas) e as de mutirão, graças a um grande empenho dos médicos da cidade, Diogo Cassiano, Fernando Fernandes, Guilherme Faria Pereira, Guilherme Arantes Cintra, Leandro Scalon,  Rogério Amui, Tallyta Kalapodopulos e Valesca Riccioppo.

E o resultado tem sido proveitoso, conforme atesta em gráfico, o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos.

Para o prefeito Wesley De Santi, o resultado é excelente. “O resultado até agora tem sido excelente, estamos numa ascendência”, comentou o prefeito ao ser ouvido sobre a parceria feita com uma equipe de médicos de Uberaba. “A Saúde da população desde o início de nosso governo, conforme prometemos, tem sido nosso 'carro chefe'. E vai continuar sendo. Outro dia, afirmei em entrevista a este jornal que quadruplicamos a quantidade de cirurgias feitas na cidade. E fui corrigido pelo secretário Reginaldo, pois, na verdade quintuplicamos. E este mês, segundo dados da Secretaria de Saúde, com essa parceria com os médicos uberabenses, devemos fazer 81 cirurgias, aliviando assim a dor e os problemas enfrentados por nossa população, nessa questão tão delicada que é a saúde. Saúde não dá para esperar”, frisou.

“A parceria firmada une os médicos cirurgiões uberabenses, Juverson Alves Terra Júnior (cirurgião geral) e Diminson dos Santos Braz (ortopedista) do Hospital Universitário Mário Palmério e de Clínicas, com os médicos da Santa Casa, citados acima, para realizarem aqui, as cirurgias agendadas na fila eletrônica de Uberaba. Para isso a SC disponibilizou sua estrutura, o centro cirúrgico, os cuidados de enfermagem, da farmácia, da nutrição, enfim, tudo o que for necessário para atender à demanda”, explica a gerente administrativa da SC, Helena Cristina da Silva, ressalvando que os casos mais complexos seriam enviados para aquela cidade.

“Os cirurgiões, Diogo e Guilherme selecionaram os pacientes que poderiam ser operados sem risco na Santa Casa pela equipe local, os casos mais complexos seriam também operados aqui com o apoio de um médico da equipe uberabense que, para isso, traria equipamentos e instrumentos necessários. Apenas os de alta complexidade seriam transferidos. Dos primeiros 31 pacientes avaliados, só alguns vão para Uberaba”, explicou a administradora. 

Para Reginaldo, a parceria é salutar para todas as partes. “O custo para as cirurgias será o mesmo pago pelo SUS. A Santa Casa não vai deixar de ganhar nem perder, ou seja, vamos ceder o espaço e toda a estrutura que temos, em contrapartida, as pessoas que estão na fila de espera terão as suas cirurgias. Só nesta semana foram realizadas dez cirurgias e  mais cinco  cirurgias serão realizadas neste sábado”, adiantou. 

Argumenta também Helena mostrando a facilidade de se fazer as intervenções na SC. “Em primeiro lugar, a brevidade do atendimento, ao invés de ficar na fila aguardando vaga, já vai ser operado; o transtorno do transporte;  o pós-cirúrgico; o suporte da família e por aí vai. Aqui, os pacientes estão em casa. Veja que só esta semana foram dez cirurgias, havemos de convir que é muito mais fácil montar a estrutura e trazer um médicos do que levar dez pacientes...”

A administradora Helena chama atenção para uma retribuição que os pacientes podem ofertar ao Hemocentro Regional. “Nós pedimos aos pacientes que são agraciados com a cirurgia, pois tudo é feito gratuitamente pelo SUS, para que consigam dez pessoas para doar sangue ao Hemocentro. 

Segundo Cristina, a Secretaria de Saúde disponibilizará um ônibus para essas pessoas fazerem a doação em Uberaba, conforme agendamento. “É grande a falta de doadores de sangue  para o Hemocentro, que atende todos os 27 municípios da regional de Uberaba, inclusive nossa Santa Casa. Então, por que não os beneficiados das cirurgias fazerem esse gesto de doação em contrapartida, indicando dez doadores. Sangue salva vidas, a gente pode doar hoje e precisar amanhã e estamos otimistas com a resposta da população para ajudar a manter o estoque do Hemocentro”. 

 

Médicos valorizam parceria

Para o médico Juverson Alves Terra Júnior, a iniciativa dessa parceria é importante para a cidade, porque evita o deslocamento dos pacientes e acompanhantes para Uberaba, além disso traz um benefício grande para a Santa Casa, além da economia para o município.

“São inúmeros os benefícios, além de prestigiar os profissionais da cidade que está muito bem servida. Sacramento tem o privilégio de ter profissionais capacitados e gabaritados para realizar esses procedimentos e dar seguimento a esses pacientes sem precisar de deslocamento, evitando gasto com combustível, riscos nas estradas e o desgaste da espera, porque, querendo ou não, Uberaba está com um número reduzido de leitos, devido à crise que o país vive”, analisa. 

De Acordo com o cirurgião, se não fosse essa parceria, esses pacientes ficariam muito tempo na fila de espera. “Essa parceria evita que o paciente fique esperando na fila, o que acaba trazendo agravamento e aumento no custo com o tratamento”, argumenta, destacando que quando fala em custo, engloba também as despesas sociais, que envolve o acompanhante, seu deslocamento e, muitas vezes, seu afastamento do trabalho para fazer o acompanhamento. “Um paciente tratado aqui, com as mesmas condições, com o mesmo cuidado, a mesma assistência que teria em Uberaba, com certeza, sai beneficiado”, observa. 

A avaliação do centro cirúrgico da Santa Casa é positiva, por parte de Dr. Juverson. “O centro cirúrgico de Sacramento está habilitado e capacitado para fazer as cirurgias que foram propostas para serem realizadas aqui. Já os pacientes com cirurgias de risco muito alto serão encaminhados para Uberaba, mas a grande maioria, mais de 90% desses pacientes, a Santa Casa local tem plenas condições de segurança para que os procedimentos possam ser realizados”, considera.

 O cirurgião Dr. Diogo Cassiano também apoiou a iniciativa da parceria. “Receber esses médicos aqui, trabalhar com eles é um grande privilégio, ainda mais para tratar os pacientes de Sacramento em nosso hospital. Saber que a gente pode permitir um tratamento de tão alto nível foi excelente, maravilhosa essa experiência”, afirma, reconhecendo que essa interação entre profissionais é enriquecedora. 

“É uma troca de experiências muito grande. Como eu disse, para mim é um privilégio ter Dr. Juverson aqui. É professor, devo a ele tudo que aprendi nesses anos de cirurgia e para mim, vê-lo atuar na sala de cirurgia é uma fonte inesgotável de conhecimentos. Fiquei muito feliz. E já estamos conversando para fazermos outras cirurgias aqui. Para mim é um privilégio poder participar disso e ter a honra de operar com ele novamente”, reconheceu.

No final da entrevista, Dr Juverson destaca que a parceria foi viabilizada através da Secretaria de Saúde do município. “Estivemos com o prefeito que deu total apoio tanto logístico quanto orçamentário para que as cirurgias pudessem ser realizadas. E quando vemos que os administradores estão engajados e comprometidos é sempre muito bom, quem ganha é a população”, ressalta. 

Finaliza o cirurgião, afirmando que vê Sacramento como “um futuro polo de saúde para os pequenos municípios”: “Sacramento tem uma estrutura hospitalar boa, profissionais qualificados, dedicados e quando olhamos isso tudo, o investimento que há de ser feito é muito pequeno, para o benefício não só da cidade, mas de todos os  municípios próximos. Não tenho dúvida de que Sacramento, em pouco tempo, será referência para os pequenos municípios que têm dificuldade em tratar sua população”.