Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

100 pacientes são atendidas na carreta do Hospital do Amor

Edição nº 1681 - 28 de Junho de 2019

Sacramento recebeu nessa quarta-feira 26, a Carreta do Hospital de Amor, de Barretos, para realizar exames em 100 pacientes inscritos, sendo 60 homens, que se submeteram ao exame PSA (Antígeno Prostático Específico, para avaliar a saúde da próstata) e 40 mulheres que se submeteram ao exame Papanicolau. A equipe de profissionais responsável pelos exames foi recebida pelo prefeito Wesley De Santi de Melo e o pelo secretário da Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos.

 “Essa é mais uma ação da Secretaria de Saúde que tem trabalhado muito com a prevenção e nada melhor que essa parceria com o Hospital de Amor, que poderá detectar e evitar problemas futuros. Fizemos o convênio, naturalmente, não pensando em usá-lo, pelo menos não tão depressa, e vimos que foi uma ação válida e necessária para tentar salvar vidas, ou seja, é preferível ter e não precisar, do que precisar e não ter, e o convênio veio na hora certa”, ponderou o prefeito, destacando também o primeiro resgate  aeromédico realizado em Sacramento.

 “- No início da semana, o helicóptero que atende o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul), formado por 27 municípios, conforme convênio firmando no último dia 18, realizou em Sacramento o seu primeiro resgate ao socorrer um trabalhador rural que levou um coice de animal na cabeça e, para isso teve que ser removido para Uberaba com urgência. Informou o secretário Reginaldo que o resgate aterrissou no campo do Atlético, próximo à Santa Casa depois de 12 minutos de voo desde Uberaba. E é isso o que essa Carreta do Amor está fazendo em Sacramento, prevenindo para evitar graves doenças mais tarde. Serão mais vidas salvas”, comentou o prefeito, dando, a seguir, as boas-vindas à equipe de enfermagem do Hospital de Amor. 


 Despertar para a necessidade dos exames

O secretário Reginaldo explicou como funciona o trabalho da equipe de enfermagem. “Essa equipe de profissionais do Hospital de Amor vai agora, após o preenchimento das fichas junto à equipe de funcionários de Secretaria de Saúde, colher o material dos 100 pacientes inscritos e levá-los para Barretos onde serão avaliados. Caso algum exame der positivo, o próprio hospital entra em contato com o paciente para ser acolhido em Barretos onde vai receber o acompanhamento. Lá, eles estão de portas abertas”, explica o secretário, ressaltando que “a importância da carreta, mais que fazer o exame é o despertar para a necessidade dele. Esses exames são imprescindíveis para os homens e mulheres se prevenirem contra o câncer”, alerta. 
Sobre o Hospital de Amor, Reginaldo elogia o serviço prestado. “Temos uma parceria com o Hospital de Amor, que nos atende, principalmente, em exames de altíssima complexidade que só são feitos em grandes hospitais. Fizemos lá este ano 12 exames de alta complexidade e a contrapartida disso é o Leilão e a Caminhada Passos que Salvam, dois eventos que Sacramento realiza anualmente, com a finalidade de arrecadar fundos para o Hospital, como forma de agradecimento da população pelo carinho e amor com que eles  recebem nosso pacientes”, justificou.
Falando em nome da equipe, a enfermeira Suelen, coordenadora, explica que o trabalho realizado pela Carreta do Amor tem dois focos principais. “O principal deles é chamar a atenção sobre os benefícios de se prevenir e descobrir as alterações precocemente e, depois, realizar o exame em si para as pessoas inscritas, notificando aquelas que precisam de acompanhamento”, realçando a importância da parceria feita através de eventos. 
“A Carreta do Amor atende os pacientes das cidades conveniadas com o Hospital de Amor, aquelas que assumem a realização de algum evento, através de seus coordenadores, para arrecadação de fundos destinados ao hospital. Essas cidades podem solicitar  a presença da carreta junto à secretaria de saúde e, a partir desse contato, fazemos um agendamento para a coleta do material. Além disso, junto com a carreta, para as cidades parceiras nós  temos um programa chamado Teledermatologia, direcionado às enfermeiras das cidades conveniadas.  Elas fazem o curso em Barretos e ficam responsáveis em fotografar lesões de pacientes. Essas fotos são enviadas para o Hospital de Amor e, depois de analisadas, os pacientes com lesões suspeitos são chamados para uma avaliação”.