Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PSF Cajuru realiza projeto Hiperdia

Edição nº 1482 - 11 Setembro de 2015

Várias  pessoas estão participando do Grupo Hiperdia, da Unidade Básica de Saúde do PSF Cajuru. O trabalho de prevenção de hipertensos e diabéticos é feito com uma linguagem clara e dinâmica, de modo que o usuário interaja diretamente com uma equipe multiprofissional. A aula inaugural foi realizada no salão comunitário, Lázaro Vitoriano Rosa, com a equipe do PSF Cajuru, coordenada pela enfermeira Marta Helena.

“- Houve grande adesão por parte da população.  Aferimos pressão e demos orientações prévias sobre cuidados preventivos básicos”, disse Marta Helena, informando que durante os trabalhos foi ministrada palestra sobre o tema, 'Hanseníase - seus sinais, sintomas e prevenção'.

Para o secretário de Saúde, Adriano Magnabosco, o trabalho do hiperdia é sucesso em todas as unidades de saúde, atendendo hipertensos e diabéticos. “Com muito empenho e dedicação das equipes, vamos alcançar nosso objetivo de dar melhor qualidade de vida a esse grupo de usuários do SUS/Sacramento”, destacou. 

O Hiperdia é um programa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, que estabelece o  cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. 

O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS. 

Os pacientes são cadastrados no Programa e  passam a ser acompanhados por equipe multidisciplinar, visando a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.