Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lideranças da região se unem em prol do hospital Dr. Helio Angotti

Edição nº 1476 - 31 Julho 2015

Lideranças políticas da região atenderam chamado da Amvale  para  mobilização e articulação em torno das propostas que colaborem com o Hospital Dr. Hélio Angotti, referência no tratamento do câncer na região. A reunião foi realizada nesta quarta-feira 29,  no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, com a participação de centenas de gestores públicos e autoridades do segmento. 

O presidente da Amvale, Celson Pires, prefeito de Conceição das Alagoas reforçou que, se as prefeituras estão enfrentando dificuldades financeiras, devido à queda de arrecadação do município, a solução seria  buscar solução em âmbito estadual e federal. 

Para tanto foi montada uma comissão, que seguiu para Belo Horizonte e nesta 1uinta-feira, 30, às 17h se reuniria com o secretário de Saúde do Estado Fausto Pereira dos Santos.  

“- Necessitamos de soluções concretas. Queremos que o Estado se posicione e intervenha na questão aguda enfrentada pelo Hospital para dar sua contribuição ao hospital, e depois faremos a mesma articulação junto ao governo federal”, destacou o presidente Pires, seguido pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau: “Não podemos deixar fechar o Hospital Hélio Angotti. Vamos acudir enquanto é tempo. Quem faz gestão da saúde tem que mendigar para fazer sua parte e bem atender à comunidade, por isso vamos recorrer ao governo do Estado e a Brasília”. 

A comitiva liderada pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, foi  composta além do presidente da Amvale,  Celson Pires,  pelas lideranças: o vice-presidente e o secretário Executivo da Amvale,  respectivamente, Ademir Ferreira de Mello e Antônio Sebastião de Oliveira, o presidente do Cistrisul (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Triângulo Sul), Rui Ramos, entre outros.

 

Atendimentos mais que dobraram  em cinco anos

  De acordo com os dados apresentados na reunião, o Hospital Dr. Hélio Angotti cobre, atualmente, uma região territorial com cerca de 800 mil habitantes, os números de procedimentos e cidades mais que dobrara. De 190 mil procedimentos realizados em 2009, os atendimentos subiram para mais de 311 mil, em 2014. No mesmo período, a quantidade de cidades que encaminharam pacientes passou de 74 para 182 localidades de Minas Gerais e outros estados e, mês a mês o hospital vem apresentando déficit de aproximadamente R$ 750 mil.

Na reunião, além de representantes dos 27municípios do Triângulo Sul, também estiveram presentes e manifestaram total apoio ao Hospital Dr. Hélio Angotti, os deputados federais Adelmo Carneiro Leão, Aelton Freitas e Marcos Montes;  os deputados estaduais AntônioLerin e Toni Carlos, além de secretários municipais, vereadores e dirigentes de entidades do setor produtivo.

(Fonte: Amvale/Redação ET)