Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Novo provincial redentorista toma posse canônica

Edição nº 1657 - 11 de Janeiro de 2019

O missionário redentorista, Pe. Marlos Aurélio da Silva, tomou posse canônica como provincial da Província Redentorista de São Paulo, no quadriênio 2019/2022. A cerimônia foi realizada dia 5 de janeiro na Comunidade Redentorista Na. Sra. do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, em São Paulo, sede provincial. A posse provincial, diferente da canônica, será realizada no dia 10 de fevereiro, na missa das 18h, no Santuário Nacional de Aparecida, quando serão também empossados o vigário provincial, Pe. Fábio Evaristo e, como padres conselheiros, Anísio Tavares, Herivelto Pereira e Pedro Paulo Dal Bó.

Padre Marlos assume o cargo em substituição ao Pe. Jose Inácio de Medeiros, ex-pároco de Sacramento, que assumiu a província em 11/01/2017, quando o antigo superior, Pe. Rogério Gomes, foi eleito conselheiro para o Governo Geral da América Latina. 


Reestruturação marca ‘novo tempo’

De acordo com o site, www.a12.com,   Pe. Marlos, diretor da Editora Ideias & Letras no atual Governo,  assume a Província diante da novidade da reestruturação de toda a Congregação Redentorista no mundo. 

“A Reestruturação não significa o fim da Congregação. Mas é o início de um novo tempo! Hoje, estamos tendo a oportunidade de ser ainda mais missionários do que era possível em um passado recente. O vigor e a ousadia das origens estão sendo repropostos a todos nós! Se toda a Igreja é convocada pelo papa Francisco a estar em saída, para a Congregação trata-se de algo próprio de sua índole, pois ela é primordialmente missionária”, afirma o novo provincial. 

Após a eleição, em 18 de setembro último, Pe. Marlos visitou com os conselheiros, as 23 comunidades religiosas da Província de São Paulo. “Esse contato permitiu que a gente entrasse em diálogo para ouvir cada redentorista padre e irmão nas suas aspirações. Foi um momento para poder discernir o que é mais viável em vista do próximo quadriênio. Eu e padre Fábio já acompanhávamos o governo anterior, mas é sempre uma oportunidade a mais para entrar em contato com as realidades pessoais e pastorais das nossas comunidades, o que também contribuiu na composição dos membros das casas a partir deste ano”, disse ao A12.

Sacramento foi uma das comunidades atuantes da Congregação do Santíssimo Redentor, de 1959 ao ano 2.000, quando manteve o Seminário do Santíssimo Redentor, construído pelo redentorista sacramentano, Pe. Antônio Borges de Souza. Foi também uma comunidade sede de equipes missionárias e, a partir dos anos 70, assumiu a Paróquia de Na. Sra. do Santíssimo Sacramento. Com o fechamento do Seminário, a Congregação instalou na casa o Centro de Assistência Social, que tem como patrono, Pe. Antônio Borges de Souza, hoje administrado pelas irmãs , que prestam um relevante serviço social na cidade na educação e assistência social a 130 usuários, entre crianças e adolescentes e de sus famílias.

“... Juntos somos mais e melhores!”
Sacerdote  há 17 anos, Marlos possui mestrado e doutorado em Teologia Sistemática. Nos últimos 12 anos, foi professor universitário no Itesp em São Paulo. Recentemente, lançou pela Editora Santuário o livro,  “Bispos do Brasil: promotores da participação dos leigos e leigas na Igreja e na  sociedade”,  fruto de sua tese de doutorado.
Diante do novo compromisso, o Missionário Redentorista reforça a missão principal da congregação. “Continuemos unidos no mesmo ideal de servir ao Reino com alegria e gratuidade. Juntos somos mais e melhores! E jamais deixemos de manifestar nossa predileção pelos pobres e mais abandonados. Eles têm o direito de receber o anúncio da Copiosa Redenção dos nossos lábios e a partir do nosso testemunho”, frisa.
O superior provincial deixa ainda uma mensagem aos leigos colaboradores junto à missão redentorista. “Nós Redentoristas somos um grupo significativo e expressivo, mas sem a parceria dos leigos não conseguiríamos realizar o grande trabalho que realizamos. Queremos continuar somando esforços para nos dedicar cada vez mais a nossa missão. Cada batizado leigo e leiga tem sua participação da vida eclesial e por isso, são chamados a pensar a sua vocação e missão na sociedade. 
Outro momento que marca a Província  de São Paulo neste início de ano  é a posse do novo reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Pe. Carlos Eduardo Catalfo, no próximo dia 27 de janeiro, na missa das 18h, transmitida pela TV Aparecida.