Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pe. Jaime Ribeiro deixa paróquia

Edição nº 1633 - 27 de Julho de 2018

 

O pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, Pe. Jaime Ribeiro da Silva, foi transferido pelo arcebispo da arquidiocese, Dom Paulo Mendes Peixoto, para a Paróquia de S. José Operário, em Ponte Alta, distrito de Uberaba.Pe. Jaime celebrou missa na basílica, no último domingo 22, despedindo-se da comunidade, depois de 16 meses de profícuo trabalho realizado como pároco. Em seu lugar, assume a paróquia, no próximo dia 2, Pe. Ricardo Alexandre Fidélis, que estava em Ponte Alta.

 Já na sexta-feira 20, através de seu programa na Rádio Sacramento, Pe. Jaime iniciou sua despedida, ressaltando que, na verdade, não era uma despedida, especialmente pelo fato da proximidade daquele distrito. 

“- É vizinho de grito, então não é despedida, é um agradecimento a Deus e às pessoas que caminharam conosco nesse tempo. Talvez não nos comuniquemos tanto, mas o cristão sempre se encontra na mesa da Eucaristia”, disse, justificando que a transferência é a pedido do arcebispo metropolitano, dom Paulo. “Ele me pediu e eu aceitei, em obediência a ele e à Igreja”. 

Neste um ano e quatro meses na cidade, além de pároco, Pe. Jaime foi diretor da Rádio Sacramento. A ele deve-se o crédito da inauguração da nova Rádio Sacramento 100,3 FM. 

“- Vou com o sentimento de dever cumprido. Vimos para Sacramento para somar e ao chegar já encontrei bem adiantado o trabalho de migração da rádio AM para FM, que começou com padre Sérgio. Com a ajuda de Deus e de tantas pessoas que colaboraram,  inauguramos a nova rádio. Aquilo que tínhamos que fazer foi feito e me sinto com o dever cumprido. Muito há ainda a ser feito e tenho certeza de que com apoio e o trabalho de Pe. Ricardo, a Rádio vai crescer muito mais ainda”. 

Não quero despedir, mas agradecer
Na sua despedida pela RS, deixou um carinho especial às comunidades rurais, rememorando sua infância e juventude. “Eu vim da zona rural, morei na roça até os 19 anos, depois fui para a cidade, mas continuei trabalhando na roça até retomar os estudos, então há algo muito forte em mim em relação à zona rural. 
E quero, não despedir, mas agradecer, sobretudo às comunidades rurais onde tive a oportunidade de visitar e participar, porque não pude ser uma presença assídua na zona rural devido aos trabalhos na paróquia, embora as capelas rurais tenham sido sempre assistidas com a presença do vigário paroquial. Agradeço a todos que participam da vida de sua comunidade, deixando o meu pedido para que continuem assim, participativos, fervorosos, demonstrando a sua fé”.
 Na missa das 19h30 do último domingo, Pe. Jaime deixou a sua mensagem de agradecimento aos paroquianos da cidade. “Daqui a pouquinho estou indo embora, mas tenho por Sacramento e essa comunidade um carinho muito grande e peço: rezem, rezem sempre. Pe. Ricardo tomará posse aqui no dia 2 e se é que posso pedir algo para vocês, peço que o acolham com todo carinho como acolheram a nós todos, para que ele, juntamente com vocês, possa fazer a experiência daquilo que somos chamados a fazer, o Reino de Deus acontecer”, destacou, agradecendo. 
“- Meu muito obrigado a vocês, vamos estar muito perto, não precisa nem ligar, é só dar um grito que a gente ouve. Obrigado a todos, não só aqueles que caminham conosco na Igreja, mas também aqueles a quem pude conhecer e conviver na cidade, a todos o meu carinho”. 
Pe. Jaime recebeu da comunidade as palavras de agradecimento apresentadas pela paroquiana Elza Pontes. “Foram quase dois anos de pastoreio que ficarão para sempre registrados na nossa memória, não apenas pela obra física, mas principalmente pela obra espiritual junto a esta comunidade cristã. Este é um momento especial, hora de olhar para trás e ver tudo o que passamos, valorizar a amizade e os laços de afetividade criados. 
     Pela sua dedicação, carinho e intensa vida sacerdotal, intercedemos a Deus que lhe dê muita saúde, e também forças para continuar sua caminhada pregando o reino Deus entre os homens. 
    Aliás, se houvesse dúvidas quanto aos resultados da sua vinda para Sacramento, o simbolismo desta celebração eucarística traduz nosso reconhecimento. E se tivéssemos de descrever a sua despedida e a síntese deste instante, três sentimentos permaneceriam para sempre: emoção, esperança e saudade...”, finalizou.