Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Devoção e fé marcam a 24ª visita do Divino Pai Eterno à cidade

Edição nº 1628 -22 de Junho de 2018

Nos três dias de visita da imagem peregrina do Divino Pai Eterno a Sacramento, o que se viu foi uma grande participação de devotos, nas quatro missas e nas visitas às instituições e pessoas acamadas da cidade. Mas o ponto alto foi a Missa dos Devotos, na manhã do sábado 16, na Capela do Divino. Concelebrada pelos sacerdotes, Pe. Reinaldo Martins de Oliveira, Pe. Jaime Ribeiro, pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento e Pe. Sérgio Márcio de Oliveira e Irmão José Alves de Almeida, mais uma vez  contou com a presença de milhares de romeiros, que começaram a movimentar a romaria a partir das 3h da madrugada para vencer os 22 quilômetros de estrada de asfalto e de chão batido. Mas mais que isso, centenas de carros, motos, ciclistas e cavaleiros foram agradecer e pedir bênçãos à imagenzinha milagrosa. Após a missa, a emoção invadiu os devotos, no momento da  consagração. E em seguida, conforme acontece desde a primeira festa, foi servido o almoço para todos os presentes.  Para o missionário redentorista, Pe. Reinaldo Martins, responsável com o irmão José, pelo traslado da imagem de Trindade (GO) a Sacramento, a festa comove.  “- São 24 anos de festa e eu a acompanho pelos últimos quatro anos consecutivos e vejo a grande  devoção do povo, desde a acolhida às celebrações, uma manifestação de fé 

singular, com pequenos altares nas portas das casas, pessoas de joelhos e pessoas que choravam. E hoje, ver essa multidão que vem a pé, de carro, cavalo, ônibus, bicicletas, motos pra fazer este momento de fé e devoção é comovente”, reconheceu.  

 

Pela primeira vez, imagem visita Araxá

A convite de Pe Márcio de Oliveira, pároco da Paróquia São Geraldo Magela, em Araxá, a imagem do Divino Pai Eterno visitou a cidade pela primeira vez este ano, antes de chegar a Sacramento. “Padre Sérgio, que nos acolheu muito bem quando estava em Sacramento, e que manifestou agora, quando foi transferido para aquela cidade vizinha, o desejo de levar o Divino Pai Eterno à sua paróquia, de São Geraldo, e à Paróquia da Sagrada Família, de Pe. Vanildo Massaro, a visita foi um sucesso. Um povo muito acolhedor, receptivo, os devotos tiveram a oportunidade de estar diante da imagem e fazer ali o seu momento de fé e devoção ao Divino Pai Eterno. A devoção está crescendo na região”, reconheceu também o missionário.

 Padre Sérgio Márcio, ex-pároco de Sacramento por quatro anos, em entrevista ao ET, simpático e alegre como sempre, explicou como nasceu a ideia. “Desde o ano passado, meçamos a pensar na possibilidade de eles passarem por Araxá. Este ano formalizei o pedido à província de Goiás solicitando a visita e fomos atendidos. E foi um sucesso, igreja lotada para a missa, um momento de muita graça que superou todas as nossas expectativas, inclusive, a ampla cobertura dos meios de comunicação da cidade. E no final da missa, ficou já a possibilidade de continuarmos a receber a visita da imagem nessa mesma data da visita a Sacramento. O povo pediu e agora vamos aguardar como vai ser”, explica, preparando-se para concelebrar a missa na Capela do Divino. “Hoje, vim a Sacramento retribuir a visita, concelebrando a missa, onde já celebrei por tantos anos”.  


Com Deus no coração, vamos alcançar nossos objetivos
Presentes na celebração, o prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado do deputado federal Tenente Lúcio e Willian Alvorada, candidato a deputado estadual, que agradece. “Agradeço a Deus por esta oportunidade de estar numa festa tão tradicional do turismo religioso de nossa região, onde todos buscam a paz que todos nós, em todo o mundo, estamos buscando, e são momentos como esse que nos renovam as forças e nos trazem o entendimento necessário”, afirma, destacando que essa é a segunda visita a Sacramento a convite do vereador Matheus Fonseca  Bizinoto. 
Tenente Lúcio está entre os deputados que mais viabiliza recursos para a cidade e há oito anos participa da festa. “Venho aqui há oito anos e venho com muita fé, na esperança de juntos, em oração e comunhão, possamos passar a paz um ao outro. Hoje as coisas estão muito difíceis, mas com Deus no coração, vamos alcançar nossos objetivos. Então vamos pedir ao Divino Pai Eterno para que continue abençoando essa sagrada região que todos nós amamos”, afirma, lembrando que é parceiro da cidade desde que ocupou seu primeiro mandato como deputado estadual.
O prefeito Wesley De Santi de Melo, destacando sua devoção ao Divino Pai Eterno desde os primórdios da festa na cidade, também falou ao ET. “Participo há muitos anos, inclusive ajudando nos preparativos, não apenas como prefeito, mas também como devoto, porque são momentos agradáveis, de bons pensamentos, de graças e de bençãos”, justifica. 
Questionado pelo repórter sobre um pedido que estaria fazendo ao Divino Pai Eterno este ano, afirmou que a Paz estava em primeiro lugar.  “Em primeiro lugar peço pela Paz para nossa cidade e para o País, sobretudo, compreensão na cabeça das pessoas, especialmente neste tempo de crise porque passa o Brasil. Peço também por discernimento nas pessoas, pois este é um ano de eleições e é importante que saibamos escolher, que o Divino nos ilumine, porque está difícil até para escolher, para que nosso país, nosso estado tomem um rumo melhor. Se a situação está difícil com oração, imaginem sem ela”, pede e parabeniza a família Bizinoto e todos os festeiros e coordenadores da festa. 
Fazendo um balanço da presença dos devotos na festa deste ano, Guim calculou entre 5 a 5,5 mil pessoas. “São todos devotos que vêm para agradecer, pagar promessas ou pedir graças. Eu, por exemplo, já alcancei várias graças com o Divino Pai Eterno. Faço também meu trabalho como voluntário por gratidão, por tudo que recebi da imagenzinha milagrosa do Divino. E enquanto eu tiver vida e saúde vou continuar trabalhando”. 
A Festa encerrou na noite do sábado, com a missa da família na Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, seguida das bênçãos das alianças, chaves de veículos e casas e também de objetos de devoção. 
Nesta sexta-feira 22 teve início a festa do Divino Pai Eterno em Trindade, conhecida como Capital da Fé de Goiás, que celebra a maior Festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo. Desde a descoberta do medalhão, por volta de 1840, os devotos do Divino Pai Eterno saem de vários lugares com um destino: ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, onde os fiéis buscam sentido para a vida, alívio para as dores e agradecem as graças recebidas. Neste ano o tema da festa, que encerra dia 1º de julho, é “Pai Eterno, somos Teus Filhos”.