Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentanos fazem a sexta romaria ao túmulo de Pe. Antônio

Edição nº 1575 - 16 de junho de 2017

Cerca de 100 sacramentanos estiveram na cidade de Trindade, de 3 a 5 de junho últimos, participando da 6ª Romaria ao Divino Pai Eterno e ao túmulo de Pe. Antonio Borges de Souza, que morreu vítima de um acidente ocorrido na escadaria da Igreja do Ssmo Redentor.  

De acordo com o organizador do evento, Munir Miguel Jacob, a romaria já virou tradição. “Há seis anos vamos a Trindade reverenciar o Divino Pai Eterno e prestar homenagem ao Pe. Antonio participando de uma missa na Igreja do Santíssimo Redentor, que ele construiu e onde foi enterrado”, lembra, falando do afluxo de peregrinos na Igreja nessa data.

“- E é interessante ver que a nossa romaria se transformou numa atividade religiosa da Paróquia,  pois outras caravanas, vindas de cidades de Goiás onde Pe. Antonio teve atuação pastoral, estão usando essa data, com essa celebração, para também prestar homenagens, informa listando as cidades presentes, como de Rubiataba, Cruzeirinho e Mozarlândia, dentre outros. Tal qual os sacramentanos, todos vestiam camisas alusivas à data e a homenagem, dando um destaque maior a celebração, que este ano foi presidida pelo pároco de Rubiataba (GO),  Pe. Adalberto Junior. 

 

Pe. Antonio sempre foi um santo, tanto em suas ações quanto em suas atitudes

No final da celebração, Munir agradeceu a todos os presentes, disse da importância da romaria e do intercambio que está existindo entre os romeiros de diversas cidades com o intuito de homenagear Pe. Antonio. E como em outros anos, passou a palavra ao Professor Gil Barreto, que para os sacramentanos será sempre o Pe. Gil, que assim se expressou: 

Como é de costume, ao final da celebração Munir Jacob enalteceu a importância da romaria, agradeceu aos romeiros e convidou o Prof. Gil Barreto Ribeiro para falar aos sacramentanos. “Uma vez mais estou orgulhoso de estar presente nessa celebração junto aos meus queridos amigos de Sacramento. E hoje também com a presença de outros romeiros de cidades, onde Pe. Antonio fez seu apostolado. Fui o primeiro redentorista de Sacramento e quando lá cheguei em 1968, encontrei Pe. Antonio que tinha um tempo mais de sacerdócio, juntamente com Pe. Magalhaes que me deram vários conselhos e me ajudaram muito. Para nós, Pe. Antonio sempre foi um santo, tanto em suas ações quanto em suas atitudes. Particularmente hoje estou muito feliz, pois estou completando esse ano 50 anos de sacerdócio”, disse nosso Pe. Gil. 

 

A seguir, uma romeira de Rubiataba, acompanhada por uma criança de uns 14 anos, contou uma história comovente. “Estou aqui para dar testemunho da graça que recebi por intercessão de Pe. Antonio. Meu filho, Bruno estava com câncer e muito doente na cama, segundo os médicos sem esperanças de vida, quando peguei fortemente com Pe. Antonio para que intercedesse a Deus pela cura de meu filho e ao fazerem novos exames, meu filho estava curado e nem os médicos sabiam explicar tal fenômeno, por isso fiz questão de vir aqui nesse dia dar esse testemunho e agradecer a Deus e ao nosso querido Pe. Antonio por essa graça”.