Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Peregrinação leva 550 romeiros a Aparecida

Edição nº 1560 - 03 de Março de 2017

Mais de 500 pessoas em 12 ônibus partiram de Sacramento na sexta-feira à noite 26 para passar o carnaval em Aparecida do Norte. A romaria mais antiga, a da Mariquinha Borges, tem 52 anos. Este ano ela levou três ônibus de romeiros. Amir Ferreira (Maninho) coordenou a maior romaria, com quatro ônibus; Marlene Oliveira Melo com dois ônibus; Maria do Divino, Marize Manzan e Beernardete do Areião, um ônibus cada um. 

Centenas de romeiros, famílias inteiras que, assim que chegam de volta do Santuário Nacional, já começam a economizar para pagar a viagem do ano seguinte e ir aos pés da Virgem Mãe agradecer por graças alcançadas e pedir bênçãos.  

Acompanhando a saída dos romeiros, o ET conversou alguns dos coordenadores. O ET acompanhou a saída dos romeiros. Maninho, que há 11 anos organiza romaria e viaja com a família, esposa e os dois filhos, cumpre uma tradição iniciada pelo sogro, Santo Diogo. 

“- Meu sogro gostava de ir a Aparecida rezar e a gente aprendeu a ir. Vou a Aparecida há 31 anos. Iniciamos a tradição na família, levávamos um ônibus pra ir rezar e nos últimos anos, as pessoas começaram a nos procurar para ir rezar conosco e passar o carnaval em Aparecida. E veio aumentando o número de romeiros, este ano estamos com quatro ônibus, cerca de 200 pessoas. E isso é muito gratificante. Dá trabalho organizar, mas é reconfortante, é um trabalho gostos de fazer”, afirma.

 De acordo com Maninho, o custo total da viagem incluindo a passagem e hospedagem com três pernoites, café da manhã, almoço e jantar fica em R$ 580,00. Em Aparecida, os romeiros além das participações religiosas no Santuário Nacional desfrutam de atrações turísticas. 

Mariquinha, a mais longeva dos coordenadores tem um roteiro que inclui, além das três missas (na chegada, às 6h; às 8h do domingo, a missa oficial dos romeiros de Sacramento e a missa das 7h de segunda-feira); visitam ainda o Porto de Itaguassu, onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada há 300 anos; Igreja de São Galvão e Grutinha de Lourdes; a Basílica velha; túmulo de Pe. Victor; Museu de Cera; Via Sacra;  shopping, orquidário... “Às 7h da manhã de terça-feira retornamos felizes e abençoados”, diz Mariquinha. 

Marlene Aparecida de Oliveira Melo levou também dois ônibus de romeiros e a peregrinação começou no ano passado com um ônibus. “Graças a Deus, estamos no segundo ano e dois ônibus, 92 romeiros e é gratificante, porque são muitas graças e bênçãos que recebemos. Voltamos renovados e é isso que vamos buscar”. Marlene viaja com os filhos e netos. “A maioria é gente da família, pessoas mais idosas e que vão para rezar. Uma viagem muito boa”, reconhece, agradecida.