Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pe. Braz celebra 25 anos de sacerdócio

Edição nº 1516 - 6 de Maio de 2016

O missionário redentorista, Pe. Braz Romeiro Portes, esteve em Sacramento no dia 1º de Maio, para celebrar seu jubileu sacerdotal de 25 anos de ordenação, completados em 13 de julho. A celebração na Basílica do Santíssimo Sacramento tem sua razão de ser, por que foi aqui que Pe. Braz iniciou seu ministério, em 1989, quando recebeu a Ordem do Diaconato por imposição das mãos de Dom Benedito de Ulhoa Vieira, saudoso Arcebispo de Uberaba. O missionário permaneceu em Sacramento como vigário coadjutor até 1995, trabalhando e evangelizando nas comunidades rurais e urbanas, como a comunidade Divino Espírito Santo, da qual esteve na liderança desde as primeiras reuniões para sua criação.
 Padre Braz fez história em Sacramento, assim como tantos redentoristas que por aqui passaram, como Pe. Valdemar Beltrame que representou a Província de São Paulo, na concelebração da Missa Sertaneja das 19h30 do último, como homenagem e feliz lembrança de seu profícuo trabalho na zona rural do município.

 

“Muitos caminhos  percorridos...

O ministro da Eucaristia, Marcelino Henrique, destacou a alegria da comunidade ao celebrar com o sacerdote o seu jubileu de 25 anos de ordenação sacerdotal. “Muitos caminhos percorridos até aqui, orações, renúncias, trabalho, amigos,  saudades. E hoje, reunidos aqui, agradecemos a sua doação para o serviço de Deus”, disse anunciando a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que sempre acompanha os Redentoristas.
Na Homilia, Pe. Braz saudou os fieis e agradeceu a carinhosa acolhida de  todos e falou desses 25 anos de sacerdócio. “No meu convite de ordenação estava lá escrito, 'O homem não vive somente de pão, mas da partilha da vida'. E a vida verdadeira brota, cresce, supera dificuldades, resiste às tempestades e segue”, disse e lembrou de sua ordenação diaconal na Matriz, pelas mãos de Dom Benedito.
Mostrando um pequeno cartão de prata, Pe. Braz recordou outra passagem de sua ordenação diaconal. “Naquele dia, o grupo de jovens de Sacramento me entregou essa placa, em 16 de julho de 1990 e ela me acompanha. Sempre olho para passagem de Marcos 10:45,  “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". Ela me ajuda a viver a minha vocação sacerdotal, me alimenta. Essa placa me marca muito e por isso a trouxe hoje aqui. Porque   a gente vive da partilha da vida, principalmente dos mais necessitados, do saber escutar, do abraço,  um muito obrigado. Minha vida é uma resposta do chamado de Deus que me enviou...”.
Da sua chegada a Sacramento em 1989, lembrou dos primeiros contatos. “Terminados os estudos na cidade grande vim para Sacramento para mais uma experiência, antes ainda de ser diácono, depois me tornei padre e continuei por aqui mais quatro anos. e aqui aprendi muito. Aquilo que não aprendi na faculdade com os livros, aprendi com a experiência de vida de vocês, o seu modo de rezar, de acolher, de partilhar e posso dizer, o modo de vocês amarem. É muito gratificante poder voltar hoje aqui para agradecer, por vocês foram sinais de Deus a vida da gente...”, frisou.
Lembrou o missionário que quando chegou a Sacramento sua primeira pastoral foi fazer as orações em um velório. E a primeira pessoa que me acolheu nessa cidade, foi o seu Alberto do Açougue São Marcos, que puxou papo comigo. Esta semana, assim que cheguei, fui vistá-lo e ele me reconheceu. Depois encontrei outros Albertos, Antonias, Marias, Joões no meu trabalho missionário na cidade e nas comunidades rurais como Desemboque, Jaguarinha, Quenta Sol, Santa Bárbara...”
Em nome da Província de São Paulo, Pe. Beltrame agradeceu, destacando: “Pe. Braz, você veio aqui porque Sacramento ocupou um grande espaço na sua vida e no seu coração. Sei que o que está acontecendo com você é o que acontece com todo Redentorista que passa por aqui. Todos ficam com essa saudade. E este povo está aqui para dizer 'muito obrigado, padre Braz”. Assim como eu, em nome da Província,   venho dizer muito obrigado, por tudo o que você faz pela nossa Igreja”.