Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Espíritas celebram 1º de Maio com inaugurações

Edição nº 1516 - 6 de Maio de 2016

O Grupo Esperança e Caridade coordenou as festividades de comemoração de mais um aniversário de nascimento de Eurípedes Barsanulfo. A programação foi aberta na noite do dia 29 de abril com a exibição do filme, 'Nos passos do Mestre', no Colégio Allan Kardec. No sábado, seminário abordando o tema, 'A importância do bem na vida do Espírito', na Escola Eurípedes Barsanulfo. E, no domingo, Hora da Saudade, no Colégio Allan Kardec; inauguração da Casa de Música; culto aos caravaneiros e encerramento, à noite, com o gtema 'A caridade de Eurípedes Barsanulfo'.  Para Alzira Bessa França Amui, coordenadora do encontro, “esse foi um seminário que mostrou a necessidade de olhar o bem como estímulo divino para a renovação da memória, ativando a nossa vontade para que possamos compreender a profundidade do que seja o bem e o ato de servir”. A temática foi desenvolvida através da formação de três grupos de estudos, conforme explica Alzira: “Um grupo trabalhou com o bem com pensamento no Evangelho de Jesus; o segundo trabalhou o bem da evangelização e na educação que devemos dar às crianças e jovens e, o terceiro, foi formado por pessoas que estão na coordenação do movimento nas casas espíritas”.

 

Escola Eurípedes Barsanulfo inaugura Casa da Música

Uma grande festa marcou a inauguração da Casa da Música e do teatro de arena denominado Esquina da Música, que funciona na única casa que sobrou da antiga Vila Sinhazinha.  Com a presença de um grande público da cidade e de visitantes, foi uma manhã de festa e de gratidão em homenagem ao líder maior do espiritismo na cidade, Eurípedes Barsanulfo, nascido em 1º de Maio de 1880.
 O momento foi marcado pela presença de servidores da Escola Eurípedes, idealizadora e  mantenedora da Casa da Música, alunos, pais e convidados, que participaram das homenagens feitas a Dona Meca , mãe de Eurípedes, na pessoa  da neta, Rita da Paixão Rezende; ao músico Moacir Camargo; ao saudoso Abraão Abdão Amui, na pessoa do filho Rodolfo Amui; à  saudosa Perpétua Oliveira Wilson, na pessoa das irmãs, Eunice e Cândida Oliveira; aos trabalhadores do Grupo Esperança e Caridade  e a todos aqueles que trabalharam pelo Mutirão do Bem,  representados pelos casais, Pedro e Juliana, Sérgio Ramos e Regina.
Belas apresentações musicais  encheram de alegria o ambiente, com interpretações dos alunos  de flauta, teclado, violão/viola, percussão e flauta, além das apresentações do Coral Tia Perpétua, com os alunos do berçário, e o Coral das Mães, que recebe o nome de Vó Meca. Destaque ainda para Sérgio Ramos, ex-morador da Vila Sinhazinha, que hoje é músico, residente em Uberaba. 
A diretora Francini França Amui, que presidiu a cerimônia de inauguração enfatizou a importância do local. “Que nesta Casa da Música,  Deus se faça presente no  encanto das melodias para dar novo compasso à vida de nossas crianças”, disse a diretora, completada pelo professor de teclado da casa, Guilherme Kassabian:
“- A arte é um das mais importantes ferramentas de formação do ser. A música tem um  valor muito grande para o ser humano, ajudando na sua formação. E aqui estamos lavando às crianças os primeiros ensinamentos da formação musical dessas crianças, valorizando a arte, a música de qualidade, saindo daquilo que a mídia  oferece hoje em termos de música. E, temos a Esquina  da Música que vai fazer com que essa música chegue aos moradores do bairro e a todos os que vierem prestigiar as apresentações que pretendemos fazer aqui”, afirma o pianista Guilherme Kassabian  Paiva, professor de teclado.
 Também o professor de percussão e bateria, Leonardo Amui Gueterrez, reconhece a importância do espaço na formação e na disciplina dos educandos. “Entendo que como professores temos essa missão de educar integralmente essas crianças e a música vem para somar na formação das crianças”.
Camila Rocha, regente de sala, cantora e professora de flauta doce na Casa da Música é testemunha do benefício da música para as crianças. “São mudanças de comportamento muito perceptíveis na disciplina, no interesse pelos estudos, uma seriedade e responsabilidade muito grandes (...) A música tem esse poder de transformar pessoas...”
Fazem parte também do quadro de funcionários da Casa, os músicos Daniel, de Araxá, professor de violão, e Rodrigo Kassabian Paiva, acordeon e viola.

 

Antigo morador revê a casa onde morou e que abriga a Casa da Música

O sanfoneiro Sérgio Ramos, nos anos de 1964 a 66 morou naquela casa da esquina cedida por Mãe Corina, dada a necessidade da família. Ao se mudar, Ramos doou a sanfona ao Lar de Eurípedes, que foi agora recuperada e serve como instrumento de aprendizagem dos alunos.
Lembra a diretora Francini que a descoberta foi por acaso. “Sérgio esteve hospedado no Samba Viva Hotel e quando viu a Vila Sinhazinha, disse: 'Eu morei ali' - e perguntou sobre o local. Quando soube, veio conversar conosco e nos deixou uma bela frase. “Papai dizia: 'naquele  lugar tem música'”.
Na festa de inauguração da Casa da Música, instalada na casa onde Sérgio morou, ele tocou uma música em homenagem ao pai Domingos Ramos.

 

Sobrinha de Eurípedes participa do evento

Rita da Paixão Rezende, sacramentana, filha de Idalides Milan Rezende e José Rezende, residente em Araraquara (SP), sobrinha de Eurípedes Barsanulfo participou da Hora da Saudade no Colégio Allan Kardec, momento criado a partir de 1919, primeiro ano que se seguiu após a morte do Prof. Eurípedes. Emocionada, ela falou ao ET.
 “- É incalculável a minha emoção e alegria. É uma bênção de Deus, eu poder estar aqui para homenagear tio Eurípedes que tem sido tudo na nossa vida. Agradeço Tio Eurípedes pelo carinho e amor que ele sempre teve por todos, por tudo que ele fez pelas pessoas. Agradeço também ao vovô Mogico e vovó Meca, que nos deram esse filho tão amado por nós todos”, agradeceu, sentindo que aquele momento era para ela uma bênção.