Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Paróquia N. Srª d´Abadia realiza ECC

Edição n° 1330 - 05 Outubro 2012

Vinte e cinco casais da paróquia de Nossa Senhora da Abadia viveram um final de semana intenso participando do Encontro de Casais com Cristo – ECC, realizado no Educandário do Santíssimo Redentor,  na noite de sexta-feira,  21, no sábado e domingo com várias palestras proferidas por casais convidados. “O ECC é um serviço à família, feito por casais para casais”, definiu o pároco, Pe. Eduardo Ferreira, orientador espiritual do encontro.

Feliz com a participação de 150 pessoas envolvidas no encontro, o pároco fala sobre como abraçou a causa. “Sacramento foi uma das primeiras cidades da diocese a implantar o ECC, isso há muito tempo, só que depois acabou. Com a criação da nossa paróquia, o pessoal do ECC da arquidiocese criou uma grande expectativa de que poderíamos reativá-lo. Eu abracei a causa e pronto, fizemos já o segundo encontro, que teve como tema, “Os casais estão no coração da Igreja”, com uma excelente participação”, explica.

O casal Andreia Magnabosco e Edvaldo Sisconeto estiveram na coordenação geral do Encontro, com a ajudados demais coordenadores, Inês e João, Marcelo e Cleide, Patrícia e Luander. “Sob a coordenação deles tivemos uma grande equipe de apoio, que é imprescindível para o êxito do encontro, mas tivemos também a participação de casais da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, que já haviam feitoo ECC e são hoje pessoas engajadas”, informa . 

Segundo notícias da coordenação diocesana do ECC, Sacramento já contou com 800 casais engajados no movimento e ainda hoje, de acordo com o pároco, há um grande número de casais 'ececistas' na cidade. 

“- Entre esses casais que já fizeram o ECC, quem quiser voltar aos grupos, a paróquia está aberta para se juntar aos 100 casais já existentes – conclama Pe. Eduardo, ressaltando que, “hoje o ECC não forma mais casais para ficar preso à Igreja, mas para trabalhar nas pastorais e no caso nas pastorais daqui  da paróquia”. 

 

Jovens paroquianos participam de encontro

 

O Concílio Vaticano II, que completa 50 anos,propiciou de  maneira iluminada o papel do leigo na Igreja; por isso, homens e mulheres leigos, jovens e até crianças estão sendo engajados nas atividades pastorais e  de evangelização. Seguindo esse ensinamento, Pe.Eduardo explica que a paróquia vem preparando o leigo para ser leigo, primeiro os casais e agora parte para os jovens. 

“- Nosso primeiro enfoque foram os casais e neste final de semana teremos o Encontro de Jovens com Cristo (EJC). Vamos trabalhando aos poucos, a paróquia tem dois anos e cinco meses apenas e ainda não deu para abraçar todas as causas, mas aos poucos vamos chegando.

Neste EJC teremos a participação de 39 jovens, que no próximo ano estarão nos ajudando no trabalho com os adolescentes e assim aos poucos vamos cuidar de toda a família, porque é dela que saem os leigos, seguindo o que o Concilio Vaticanos II nos pede”, explica.