Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mons. Valmir recebe comenda em Uberaba

Edição n° 1319 - 20 Julho 2012

A Câmara Municipal de Uberaba promoveu, nesta quarta-feira (18), sessão solene para entrega da Comenda Mário de Almeida Franco, no anfiteatro da Prefeitura Municipal, a cinco personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao município: Antônio Mendonça Bilharinho (área Política/Diplomática); DélcioScandiuzzi (Social); Cláudio Carvalho Ottoni (Agrária/Pecuária); Eurípedes de Carvalho (Industrial/Comercial) e Monsenhor Valmir A. Ribeiro (Crença religiosa). 

A honraria, de autoria do ex-vereador Noé dos Reis Maia, tem como objetivo reconhecer e valorizar pessoas físicas e/ou jurídicas que se destacam em segmentos diversos da sociedade. 

Ao ser convidado a receber a comenda, Mons. Valmir foi ovacionado pelo público presente ao anfiteatro da Prefeitura. Um grande número de paroquianos de Uberaba e de Sacramento aplaudiu o pároco de Sacramento, que por 12 anos também serviu a Paróquia de Sta. Terezinha, naquela cidade. A sua comenda foi entregue pelo presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra, arcebispo D. Paulo Mendes Peixoto;vereador José Severino, sacramentano eleito naquele parlamento; pelo prefeito Wesley De Santi de Melo e pelo vereador Bruno Scalon Cordeiro, entre outras autoridades.

Bilharinho, que discursou em nome dos agraciados, relatou sobre as principais passagens da vida de Mário de Almeida Franco, que dá nome à honraria. Para o professor, o principal objetivo da comenda é reconhecer o trabalho daqueles que vivenciam a cidadania em suas ações. “Ser cidadão é ter consciência de que se é sujeito de direitos civis, políticos e sociais. Mas cidadania também pressupõe deveres perante à sociedade para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua contribuição. E nenhum dever é mais importante do que a gratidão. Por isso, agradecemos à Câmara Municipal pela homenagem, ao comitê por ter nos escolhido e pela família do Mário Franco por ceder esse grande nome à Comenda”, destacou, em nome dos homenageados.

 

‘‘Homenageados merecem a bênção de Deus’’

 

Representando o Executivo, o vice-prefeito, Paulo Mesquita, parabenizou os homenageados. “Esta foi uma reunião sagrada, porque aqui se homenageou pessoas que fazem o bem. E os que fazem o bem merecem a bênção de Deus”. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Humberto Dutra, a Comenda é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que foram em busca de ascensão profissional e, ao mesmo tempo, trouxeram desenvolvimento para o município.

Já para a presidente de Honra do Comitê Permanente da Comenda Mário de Almeida Franco, Dulce Helena Adriano Franco, que também é filha de Mário Franco, as personalidades que foram selecionadas fazem jus à condecoração.

Em entrevista ao ET, o arcebispo Dom Paulo Mendes parabenizou o pároco, afirmando que a honraria representaum reconhecimento à Arquidiocese. “Vejo que a Comenda 'Mário de Almeida Franco', concedida ao Mons. Valmir e a outros agraciados, significa reconhecimento da Câmara dos Vereadores, representando todo o povo de Uberaba e região, pelos trabalhos que eles prestaram em benefício da sociedade. Além disto, no caso do Monsenhor Valmir, significa reconhecimento prestado pela Arquidiocese de Uberaba, porque ele está a serviço desta Igreja Particular. Parabéns ao Mons. Valmir e que ele continue realizando trabalhos de engrandecimento e vida para o nosso povo”, disse.

Além dos vereadores e convidados, também prestigiaram a solenidade os deputados federal, Paulo Piau, e estadual, Antônio Lerin, Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, presidente do Comitê Permanente da Comenda Mário de Almeida Franco, Simone Delalibera, prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo – o Baguá –, vereador Bruno Cordeiro, dentre outras autoridades.

 

Quem é Mons. Valmir Ribeiro?

 

Natural de Alfenas-MG, licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia; ingressou no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, fazendo o Postulantado; realizou trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na cidade do Prata-MG, onde participou de várias realizações, como a criação da pastoral familiar, da juventude, a social e a carcerária; construção do Lar São Vicente de Paulo, fundou o Conselho Particular São Vicente de Paulo; revitalização do Cemitério Municipal; construção das Igrejas Nossa Senhora da Aparecida e São Sebastião, Salão Comunitário São José e construção e reforma de várias capelas na zona rural;

Foi transferido para Uberaba, trabalhando por 12 anos na Paróquia de Santa Terezinha, onde através de um trabalho apostólico dinâmico e perseverante, conquistou grande número de fiéis e amigos leais; não mediu esforços para o crescimento espiritual e social de seus paroquianos; fundou o movimento de casais denominado “Farol”, movimento dos jovens “Caminho novo”, dando ênfase aos trabalhos sociais, dentre  os quais podemos citar os Projetos: João de Barro, Ambulatório, Farmácia,  Cesta Básica e Escola;

Atualmente, continua seu trabalho missionário na cidade de Sacramento-MG, onde renovou a estrutura da paróquia, reativou antigas pastorais, fundando novos movimentos; em apenas três anos, seu trabalho apostólico ganhou destaque na cidade, graças à sua espiritualidade, simplicidade e humildade; 

Na Arquidiocese de Uberaba, ocupou vários cargos como: Ecônomo, Colégio dos Consultores por dois mandatos, Conselhos dos Presbíteros por sete mandatos, representante dos Presbíteros, Juiz Adjunto do Tribunal – três mandatos, Diretor Espiritual do Cursilho, Coordenador da Comunidade Vocacional Santa Terezinha, Coordenador de Pastoral, Membro da Comissão de Arte Sacra desde 2006; renomado professor e formador que se fez admirado pelos seus formandos e alunos, no Instituto de Teologia São José em Uberaba, na Escola de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Uberaba e, também, na Escola Diaconal Santo Estevão.