Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento recebe Nossa Senhora com festa

Edição nº 1169 - 04 Setembro 2009

A imagem fac símile de Nossa Senhora Aparecida doada pelos missionários redentoristas do Santuário Nacional, para ser usada na Procissão Fluvial do dia 12 de outubro, chegou a Sacramento na tarde de sábado, 29, e foi recebida com devoção e carinho pela população. Recepcionada pelo prefeito Wesley De Santi de Melo – Baguá e pelo pároco, Pe. Valmir Ribeiro, no trevo da entrada da cidade, a imagem foi passada às mãos da Sra. Aparecida Bonatti de Melo, representando a família sacramentana, que a entronizou na berlinda que serviu de andor para a carreata.

Uma demonstração de fé, devoção e carinho para com a imagem da santinha, padroeira do Brasil, foi manifestada durante todo o trajeto. Aglomerações nas ruas e praças, pessoas de joelhos, altares, velas acesas e enfeites nas portas das casas, mãos estendidas e acenos. Cada um manifestava a sua fé de uma maneira, mas todos tinham uma certeza: passava por ali, a imagem da Mãe Aparecida, a padroeira do Brasil. 

Após a carreata, a imagem de Nossa Senhora Aparecida fez a sua entrada triunfal na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, levada até o presbitério, por funcionários da Prefeitura, onde permanece para visitação, orações, pedidos e agradecimentos.

A missa concelebrada pelo pároco, Pe. Valmir e vigários paroquiais, padres Vanderlei e André, e com uma participação expressiva dos fieis, contou com a presença do prefeito Wesley, ao lado da esposa Maria Tereza, dos filhos Isabela e Miguel e familiares; pelo secretário de Turismo, idealizador da festa, Amir Salomão Jacob; vereador José Carlos Basso De Santi Vieira, representando a Câmara Municipal e comissão que foi a Aparecida receber a imagem.


Prefeito Baguá: ‘‘A imagem de Nossa Senhora foi o melhor presente que a cidade recebeu nos seus 189 anos de vida’’

Ao falar no final da missa concelebrada na Igreja Matriz, o prefeito Wesley De Santi de Melo afirmou que a imagem de Nossa Senhora Aparecida doada pelos padres redentoristas do Santuário Nacional foi o melhor presente que a cidade recebeu nos seus 189 anos de vida. “Ela é, sem sombra de dúvida, o mais expressivo presente que Sacramento recebeu nos seus 1879 anos de vida”, disse, pedindo à imagem milagrosa que desse proteção a todos os sacramentanos.

Durante a homilia, o pároco Pe. Valmir Ribeiro falou sobre a fé do povo brasileiro na Mãe Aparecida, a intercessora, a importância do culto a Maria e agradeceu ao prefeito pelo privilegio de participar daquele momento. “Obrigado, prefeito, pelo por me dar esse privilégio, muito obrigado de coração”, agradeceu. 

A imagem de Nossa Senhora permanece na Igreja Matriz para visitação dos fieis, até 12 de outubro, dia da Procissão Fluvial, quando será transportada do porto de Jaguara até a futura Estação Ecológica do Cipó, onde será entronizada em uma ermida. Neste mês de setembro, de acordo com programação a ser divulgada pela secretaria de Cultura e Turismo, a imagem de Nossa Senhora cumprirá um roteiro de visitas às cidades ribeirinhas dos lagos do rio Grande.

Ainda dentro da programação, no dia 10 de outubro, a imagem será levada para a Gruta dos Palhares, numa procissão luminosa, às 18h00, e, no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, o ponto alto será a Procissão Fluvial, que vai reunir na marina da antiga Vila de Jaguara, todos os barcos que quiserem participar do percurso de dez quilômetros que separa as duas estações.

 

Esta devoção será repetida anualmente, na data do feriado nacional e fará parte do calendário turístico religioso da cidade. “Anualmente, Sacramento e as cidades do entorno das represas dos lagos formados pelo rio Grande, farão a Procissão Fluvial, até a ermida onde permanecerá a imagem, saindo a cada ano de uma das cidades ribeirinhas”, informou o secretário Amir Salomão Jacob, autor do projeto.