Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Padre Levi recebe título de Monsenhor

Edição nº 1128 - 16 Novembro 2008

“O bispo da diocese costuma presentear alguns padres com o título de Monsenhor, o que não significa que o padre será nomeado bispo, é apenas um título, um presente por mérito, pelo trabalho que o padre faz”.

O pároco Levi Fidelis Marques recebe o título eclesiástico honorífico de Monsenhor, na próxima quarta-feira, 19, na Igreja Matriz de Nossa senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, durante celebração presidida pelo arcebispo, Dom Aloísio Roque Oppermann. “O título de Monsenhor é concedido pela Papa, a pedido do Bispo. Na nossa Diocese somos dois, padre Paulo, da catedral de Uberaba e eu. E foi com uma alegria muito grande que recebi a notícia” - disse. 

Todo padre nomeado bispo, automaticamente torna-se Monsenhor, mas padre Levi não será bispo, pelo menos por agora, como muitos pensam.  “O bispo da diocese costuma presentear alguns padres com o título de Monsenhor, o que não significa que o padre será nomeado bispo, é apenas um titulo um presente por mérito, pelo trabalho que o padre faz”, explica. 

O fato de padre Levi tornar-se Monsenhor, não muda em nada a sua missão. “O que vai mudar é a assinatura, em vez de padre Levi, será Monsenhor Levi, mas a minha missão continua, não vai aumentar, nem diminuir nada enquanto padre. Aliás aumentará o amor pela Igreja, o amor pelo Cristo, porque entre tantos padres a gente ser escolhido, isso pesa na missão e na responsabilidade', reconhece. Outra coisa que muda também são as vestes para ocasiões solenes: a batina é preta com uma faixa e botões violetas, há o barrete vermelho com um pompom violáceo. 

Agradecido a Deus, Padre Levi está realmente feliz com o meritório título. “Para mim, esse título é um a honra, porque é algo que vem da confiança do bispo e é da igreja que tem todo esse ritual. Tento seguir Cristo passo a passo. É muita honra”, declara, confirmando a sua permanência em Sacramento. “Vou continuar em Sacramento, o futuro a Deus pertence. Por hora me tornarei Monsenhor e estou feliz por receber esse título com essa comunidade a quem aprendi a mar, a quem eu sirvo e com quem trabalho. Estou muito feliz”. 

 

Monsenhor, palavra de origem francesa que, em português, pode ser abreviada como Mons., é um título eclesiástico honorifico, conferido aos sacerdotes da Igreja Católica Apostólica Romana pelo Papa.  Apesar de somente o Papa conferir o título de Monsenhor, ele o faz a pedido do bispo diocesano por meio da Nunciatura Apostólica. O número máximo de monsenhores por  diocese não pode, ultrapassar 10% do total de sacerdotes. O Monsenhor não tem autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica num Sacramento da Ordem. Assim, o Monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título e pelas vestes em ocasiões solenes da Igreja.  

 

Cidade ganha nova paróquia em 2009

Concluindo a entrevista concedida a este jornal, o pároco Levi Fidelis Marques, informou que a cidade pode ganhar nova paróquia e pelo menos mais um padre. “A promessa para 2009 é que seremos pelo menos três e poderemos ter a Paróquia de Nossa Senhora D´Abadia. Já era para ter acontecido, mas primeiro temos que preparar o povo, mas acontecerá no próximo ano. As ordenações estão indo bem na Diocese, teremos quatro ordenações sacerdotais e quatro diaconais, e logo, logo haverá padres para suprir as necessidades. Para o ano que vem teremos muitas mudanças e melhorias”, revelou. 

Avaliando o trabalho na paróquia, no ano de 2008, Pe. Levi vê um resultado muito positivo. “Cada ano é um ano especial para a paróquia, porque temos que superar o ano anterior. Superar no sentido de atividades, de perfeição, de responsabilidade, saindo da mesmice”, afirmou.

 

Segundo o pároco, a cidade está crescendo e as comunidades superlotadas. “Há um trabalho sério, responsável. A presença poderia ser melhor, mas se torna pequena devido ao tamanho da cidade, o número de comunidades tanto na cidade como na roça. Mas o serviço tem sido grande e a gente vê pela resposta do povo”, concluiu.