Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia Civil recupera 4 armas e prende 4 integrantes

Edição n° 1260 - 03 Junho 2011

A Polícia Civil recuperou quatro armas de propriedade de José  Zambianco e prendeu quatro  integrantes da quadrilha que praticou o furto de dois fuzis (calibres 3006 e 375), uma carabina e um revólver (calibres 3.8), furtadas da fazenda Bacuri na segunda-feira, 30,  e que foram  recuperados em menos de dois dias pela polícia, durante  operação realizada na cidade de Ituverava (SP), na quarta-feira, 1º.  

Após investigações presididas pelo delegado de Polícia Civil, Cezar Felipe Colombari da Silva, com a colaboração da Unidade de Conquista, representada pelo delegado Rafael Jorge e, contando ainda, com o apoio da Delegacia Regional de Araxá, representada na operação pelo delegado regional, Heli Geraldo de Andrade, a PC logrou êxito e apreendeu, além das armas furtadas, mais quatro armas de fogo, um silenciador, uma luneta, centenas de munições e mais dois veículos em poder de Ricardo Felipe de Faria , 26, Rodrigo Felipe Faria, 28,  Eduardo Anezio de Jesus Araújo, 22, e Daniel Lopes Carneiro, 30,  que foram presos em flagrante delito na operação, tendo suas prisões sido ratificadas por receptação, porte ilegal de armas de uso restrito e formação de quadrilha. Todos foram encaminhados para a Penitenciária de Franca (SP).  

O delegado Cezar Felipe, sem dar maiores detalhes da operação, que classifica como “a mais emocionante e perigosa em mais de cinco anos de profissão”, não deixa de enaltecer os trabalhos da Polícia Civil de Ituverava, pelo incondicional apoio prestado durante toda a operação. 

“- A operação foi tensa do início ao fim, pois estávamos lidando com pessoas que estavam com um arsenal muito mais poderoso do que o nosso. Mas com muita cautela e planejamento, sem precisar disparar um tiro sequer, foi possível desbaratar a quadrilha e apreender o significativo número de armas”, explicou, acrescetando que,  “quando a Polícia apreende armas de fogo, a sociedade como um todo ganha, principalmente os próprios policiais que estão à mercê, cotidianamente, de enfrentar confrontos armados com bandidos. Só a título de exemplo, os fuzis, avaliados em mais de R$30.000,00 – no mercado dos grandes morros valem pelo menos R$ 50.000,00, são capazes de, com um único disparo, perfurar um veículo, um colete à prova de balas e, ainda, transfixar um corpo humano”.

O delegado de Sacramento esclareceu ainda que a quadrilha possui mais integrantes e que as investigações prosseguem no intuito de identificá-los e prendê-los, inclusive eventuais receptadores das armas ainda não localizadas (no total de três), bem como daquele que foi o informante para a prática do crime, na fazenda Bacuri. 

“- Já sabemos que alguém deu a dica para que a fazenda Bacuri fosse invadida   revelou o delegado Cezar Felipe - pois não houve sequer arrombamento na propriedade. Esse informante é o principal alvo, agora, da Polícia Civil, já que o primeiro objetivo era a recuperação das armas de grosso calibre (fuzis). O que peço aos Senhores moradores da zona rural é que aumentem cada vez mais a vigilância sobre seus patrimônios, principalmente quando se tratar de arma de fogo regularizada, como são as de Tiago Zambianco”, alertou.

 Alertou ainda àqueles que portam armas sem regularização para cumprirem esse expediente. “Peço, encarecidamente, às pessoas que possuem armas ainda não regulrizadas que, nos termos da campanha do desarmamento, ou as entreguem ao poder público ou as regularizem e armazenem devidamente. Todo cuidado é pouco. Desconfiem de tudo e adotem todas as medidas de segurança, ainda que aparentemente desnecessárias”. 

Concluindo, o delegado Felipe disse que os autores ficarão detidos em Franca, até eventual decisão judicial em contrário e que, nesta semana, deve formalizar, na cidade de Sacramento, o pedido de prisão de referidas pessoas pela prática do crime de furto qualificado, ocorrido nesta cidade, na Fazenda Bacuri.