Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Começa o bloqueio de celulares piratas

Edição nº 1622 - 11 de Maio de 2018

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou nessa quarta-feira 8, o bloqueio dos  celulares irregulares, "piratas", habilitados desde 22 de fevereiro de 2018. O bloqueio que começou  no Distrito Federal e Goiás, nas demais regiões do país, ocorrerá em duas fases: uma em dezembro, e outra em março de 2019.  

Segundo a Anatel, são considerados piratas os aparelhos não certificados pelo governo, ou que tenham o número de identificação adulterado, clonado ou fraudado de outras formas. O número de identificação é o Imei – sigla para International Mobile Equipment Identity, que  tem 15 dígitos e funciona como o "chassi" do veículo, ou seja, cada celular produzido e ativado ao redor do planeta tem numeração específica.

 Na hora de roubar ou clonar um telefone celular, muitas vezes, os criminosos adulteram esse número para despistar o rastreamento. Por isso, segundo a Anatel, qualquer aparelho com problemas neste registro estará irregular.

O código Imei, com 15 dígitos, costuma vir descrito na caixa do aparelho. Em alguns modelos, ele também aparece em um adesivo na bateria do smartphone. Se os dois não "baterem", há algo de errado. Também, basta digitar *#06#, que o próprio aparelho exibe o Imei interno. 

Quem comprou  smartphone no exterior não precisa se preocupar,  mesmo que aquele modelo ainda não tenha sido certificado no Brasil. De acordo com a agência reguladora, se o telefone tiver certificação no país de origem e for comprado de modo regular, ele vai continuar funcionando.