Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeito Wesley tem denúncias divulgadas pelo jornal O Globo

Edição nº 1723 - 17 de Abril de 2020

Três denúncias contra o prefeito Wesley De Santi de Melo, circuladas no jornal virtual Sacramento Notícias, assinado pelo jornalista Antônio Ribeiro, foram parar na coluna do jornalista Ascânio Selene, d'O Globo/RJ, no final da última semana. A primeira refere-se a um crescimento patrimonial de 350% entre os seus dois mandatos na Prefeitura de Sacramento, cita o jornal.

A segunda denúncia dá conta de um gasto exagerado de combustível pela frota de veículos da Prefeitura, em sua primeira gestão.  E, a terceira, diz Ribeiro que, por conta disso já foi ameaçado três vezes de morte, o que o levou a apresentar queixa ao Ministério Público. Ascânio conclui na coluna: “Ou seja: a Constituição Federal não vale em Sacramento, no entendimento de quem não gostou do que ele escreveu. A pergunta, aqui, é a seguinte: quantos casos como esse estão acontecendo no Brasil todo?”

 

Ouvindo o outro lado 

Na manhã dessa quarta-feira 15, o prefeito Wesley De Santi de Melo, em entrevista ao ET comentou sobre as denúncias, afirmando que teve conhecimento da divulgação e lamentando que não tenha sido ouvido pel'O Globo nem por nenhum dos jornalistas antes da publicação das matérias.  Veja a entrevista.

 

O Estado do Triângulo – Prefeito, ao tomar conhecimento dessas denúncias veiculadas no jornal online, Sacramento Notícias, de Antônio Ribeiro, e na coluna do Ascânio Selene, n'O Globo, como o Sr reagiu?

Prefeito Wesley - De uma maneira bastante serena, entendendo que tudo isso tem uma motivação política, especialmente por ser um ano eleitoral. Mas ao mesmo tempo, fiquei também muito preocupado, principalmente em relação às denúncias das ameaças de morte contra o jornalista Antônio Ribeiro. 

 

ET - Os jornais, Sacramento Notícias, online, e O Globo afirmam que o Sr declarou ao IR um crescimento patrimonial de 350% entre os dois mandatos que exerceu. O que o Sr tem a dizer?

Wesley - Como a grande maioria da população sabe, e não é novidade para ninguém, minha profissão não é ser político. Sempre trabalhei com outras atividades e tenho outras ocupações e rendimentos. Advoguei 20 anos, trabalhei no leilão Bela Vista 18 anos, a vida toda negociei gado, além de estar na militância política como vereador, 12 anos, e prefeito, oito. Minha esposa e meus filhos também trabalham. Tudo isso com uma transparência confirmada pelo meu Imposto de Renda, coerente e com um histórico sólido, mesmo porque alguns bens da declaração, hoje eu não os possuo mais... além de, como prefeito, ter minhas contas aprovadas. Nunca parei para fazer a conta do percentual de acréscimo patrimonial que tive mas, posso afirmar que minha declaração e os bens são coerentes com a minha realidade de trabalho e negócios que realizo na vida pessoal, nesses meus 51 anos de vida. 

 

ET - O jornalista refere-se também a um gasto exagerado de combustível em seu mandato anterior. Suas contas foram rejeitadas por conta dessa denúncia? 

Wesley - Como eu disse, não. Pelo contrário, gostaria de esclarecer que todas as minhas contas referentes ao primeiro mandato foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e referendadas pela Câmara Municipal. Com referência a essa questão específica, existe um processo 'sub judice', onde não existe comprovação de nenhuma irregularidade. 

 

ET - Ascânio informa na sua coluna n'O Globo o seguinte: “O jornalista, que publica o que descobre no Sacramento Notícias, um jornal digital local, já recebeu três ameaças de morte e as denunciou ao Ministério Público”.  O Sr teve conhecimento dessas ameaças?

Wesley - Desconheço as ameaças, conteúdo, origem e detalhes da vida pessoal do jornalista. Ao mesmo tempo me preocupa essa versão de que ele estaria sendo ameaçado por conta das denúncias feitas. Se a denúncia foi feita ao Ministério Público, conforme afirma, cabe à Polícia investigar e punir quem quer que seja. De minha parte, não passa de um absurdo inimaginável.

 

ET - O Sr foi procurado pelo jornal O GLOBO ou pelos jornalistas para prestar informações sobre a matéria que seria publicada?

Wesley - Não. Em nenhum momento entraram em contato para questionamentos e informações. Trata-se de uma matéria unilateral e tendenciosa. 

 

ET - Seria uma questão política, já às vésperas de um pleito eleitoral em que o Sr vai tentar a reeleição?

Wesley - Sim, com certeza. Eu acho que a política começou muito cedo aqui em Sacramento. Ainda não sabemos quem serão os candidatos. Entendo que neste momento deveríamos todos estar preocupados com este mal maior, a pandemia, e parar com esta política sórdida e suja que não leva a nada. Entendo que, a única intenção é mesmo tentar denegrir minha imagem como político. E digo mais, quem está vendo as atitudes desse jornalista já percebe o quanto ele é tendencioso, politicamente.