Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CMS aprova fim da votação secreta

Edição nº 1565 - 07 de Abril de 2017

A Câmara Municipal de Sacramento aprovou na reunião ordinária dessa segunda-feira 3, por 7 votos a 1, o projeto de resolução, de autoria do vereador Pedro Teodoro e subscrito pelo vereador Marcos Pires, que altera o Regimento Interno, obrigando votações com voto aberto na Casa, ou seja, o fim do voto  secreto na Câmara. A Resolução nº 349, de 3 de abril de 2017, revoga o inciso III do art.211, o inciso II dos parágrafos 6 e 7 do Art. 211 e modifica a redação do artigo 14 do Regimento Interno da Câmara. 

Com a nova redação (emenda substitutiva), o art.14 ficou da seguinte forma: “A eleição da mesa será feita em votação aberta e com quórum de maioria absoluta, estando presente pelo menos a maioria dos membros da Câmara”. 

Dos oito vereadores votantes, considerando que o presidente só vota em caso de empate, sete votaram pelo voto aberto, apenas o vereador Leandro Roberto Araújo votou contrário, confirmando sua posição em duas legislaturas anteriores.

  Para o vereador autor Pedro Teodoro, “nos dias atuais o povo clama por mudanças, mais seriedade, honestidade e transparência dos políticos. E o voto secreto, excrescência da ditadura, ainda permite que o vereador 'fuja' de suas responsabilidades”. Ainda de acordo com o vereador, “ao tornarmos públicas as votações que ocorrerão em plenário, toda a população terá a oportunidade de avaliar melhor o trabalho no Legislativo”.